×

Penedo

Áudio: Prêmio Mérito Varejista aponta os melhores de 2011 em Penedo

Presidenta Ana Luiza concedeu entrevista à Rádio Penedo FM

O Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas), visando estimular as empresas locais do comércio penedense de varejo e de bens e serviços a melhorarem seus padrões de atendimento, criou em 2007 o “Prêmio Mérito Varejista e Comerciário Padrão”. A cada ano o troféu recebe o nome de um empreendedor, tendo a edição 2012 do prêmio, recebido o nome do ex-prefeito, deputado estadual e empresário das comunicações, Hélio Nogueira Lopes.

Durante o período de 02 a 20 de abril uma pesquisa junto aos consumidores da cidade de Penedo foi aplicada junto aos consumidores que escolheram as empresas que se destacaram em seu ramo de atividade, sendo o Portal de Notícias Aqui Acontece, o escolhido pela população penedense como o site de melhor conteúdo da cidade.

Em entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), a presidenta do Sindilojas-Penedo, Ana Luiza, destacou a importância do prêmio para a promoção da integração e o desenvolvimento do comércio varejista de forma sustentável.
Para Ana Luiza é imprescindível valorizar a qualidade de vida e o fortalecimento do setor com o mercado consumidor e a sociedade em geral. “Esse ano tivemos a satisfação de escolher Dr Hélio Lopes para dar nome ao troféu que será entregue as empresas que se destacaram durante o ano de 2011 e foram as mais lembradas pelos consumidores”, declarou a presidenta.

A cerimônia de entrega do prêmio Mérito Varejista e Comerciário Padrão 2012, acontecerá na próxima sexta-feira, 11 de maio, a partir das 21 horas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Penedo e a animação da festa ficará por conta da Orquestra Social Dance.

Quem é Hélio Lopes

Filho do casal Edmundo Lopes e Elisa Nogueira Lopes, o menino nascido em Penedo, estudou na Escola Particular de Maria Galindo Campos (Dona Mocinha), cursando posteriormente o primeiro grau menor no Grupo Escolar Gabino Besouro. Já o primeiro grau maior, Dr Hélio como seria mais tarde conhecido em todo o estado de Alagoas, cursou no tradicional Colégio Tobias Barreto na capital sergipana.

Iniciou na vida pública em 1956, quando foi eleito prefeito da cidade pelo voto direto dos penedenses, representando na ocasião o Partido Trabalhista Nacional (PTN) e a União Democrática Nacional (UDN).

Durante seu mandato, Dr Hélio Lopes instalou em Penedo a Companhia Telefônica com 400 linhas, sendo o serviço inaugurado como semi-automático em 22 de fevereiro de 1960. Foi no governo de Dr Hélio que Penedo passou a ser o primeiro interior de Alagoas a receber energia de Paulo Afonso, sendo toda a rede de postes de madeira substituída por cimento armado. Foi também no governo Hélio Lopes que os bairros Oiteiro e Barro Duro, hoje, Senhor do Bonfim e Santa Luzia foram eletrificados. Nessa época também foi feito o aterro, drenagem e urbanização com calçamento da chamada ‘Baixa da Lama’, atual Largo de Fátima.

Deputado estadual por três vezes, Hélio Lopes também deixou sua marca nos anais da Assembleia Legislativa de Alagoas como parlamentar que nunca legislou em causa própria. O auge de sua carreira como homem público chegou junto com o cargo de Secretário de Estado da Saúde no governo de Divaldo Suruagy, quando a escolha do secretariado tinha tanta importância quanto a própria eleição. Ao longo dos quase 60 anos de vida pública, Dr Hélio ocupou diversos cargos e nunca se utilizou deles em proveito pessoal.