As inscrições para o Prêmio Lego de Literatura 2011 encerraram no dia 15 de agosto, com 51 obras inscritas. O processo de avaliação das obras está sendo realizado pela Comissão Julgadora, composta por escritores e especialistas em literatura. A nova edição do prêmio é fruto de parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/UFAL), a Edufal e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que integra a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (SEPLANDE).
Será selecionada apenas uma obra de cada uma das categorias: conto, crônica, poesia e romance. Após a publicação das obras, cada autor receberá, como prêmio, 300 exemplares de sua obra. O anúncio dos vencedores ocorrerá em outubro deste ano, durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A divulgação e o lançamento dos livros serão organizados pelas instituições promotoras.
O prêmio está em sua terceira edição e tem como finalidade promover e divulgar a produção literária alagoana, além de incentivar a leitura e viabilizar o acesso a obras de escritores locais. A proposta coincide com a missão da Editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que faz parte do sistema da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. “A parceria tem tudo a ver com o novo momento da Imprensa Oficial que busca valorizar as obras sobre Alagoas e sobre os alagoanos, além de incentivar o hábito da leitura em nosso Estado”, afirma o diretor-presidente da Cepal, Moisés de Aguiar.
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos também está com inscrições abertas para o I Prêmio Alagoas de Histórias em Quadrinhos. A iniciativa vai mapear a produção local e produzir um volume com os quadrinhos selecionados. Mais informações no site http://www.cepal-al.com.br/hq/ ou no telefone 3315 8303.
