Começam amanhã, 12, em Maceió, as pré-matrículas para os cursos de capacitação do Pronatec Copa na Empresa. As inscrições vão até o dia 14 de junho na capital alagoana. Já em Maragogi, foram realizadas na última quinta-feira, 06.
Para se matricular o funcionário deve procurar o setor de Recursos Humanos da empresa ao qual trabalha e/ou presta serviço e pegar uma declaração. Depois, procurar a Secretaria de Estado do Turismo, localizada na Rua Boa Vista, no Centro, munido dos documentos solicitados para efetuar a pré-matrícula no curso ofertado e aguardar a confirmação da matrícula bem como a data de início do curso.
Para se matricular é necessária uma declaração de vínculo com a empresa ou prestação de serviço; cópias de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, conta na caixa econômica ou conta fácil (para ajuda de custo).
O Programa de Qualificação Profissional PRONATEC COPA na Empresa é um programa de capacitação dos trabalhadores do segmento do Turismo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação e tem a Secretaria de Estado de Turismo de Alagoas (Setur-AL) como Demandante Adjunto.
O objetivo do programa é profissionalizar a mão de obra profissional dos equipamentos e prestadores de serviços, na perspectiva de melhorar o atendimento aos turistas nos destinos turísticos do Brasil, tendo em vista a chegada dos grandes eventos internacionais, Copa das Confederações, Encontro Internacional da Juventude, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
O Pronatec tem como público-alvo os profissionais empregados no setor de turismo. Os cursos serão presenciais e oferecidos gratuitamente. Serão oferecidos cursos pelo SENAC e pelo SENAI, como: Confeiteiro, padeiro, auxiliar administrativo, espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos, camareira, organizador de eventos, recepcionista de eventos, recepcionista de meios de hospedagem e copeiro.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o Mtur está engajado na capacitação profissional da população brasileira, visto que, megaeventos estão para acontecer e o fluxo de visitantes estrangeiros será gigantesco.
