A abertura dos festejos juninos em Penedo aconteceu com muita desanimação, prejuízo e violência. Com atrações conhecidas pelos shows de agito e consagradas por puxar blocos em diversos estados, a banda Valneijós e o cantor Julinho Porradão foram as principais atrações do São João. A reclamação foi generalizada entre barraqueiros e capeteiros que devido a falta de consumidores já amargam o prejuízo pela compra mesmo moderada de produtos que seriam comercializados durante a festa.
Outro segmento que não obteve o esperado foi o serviço de taxi, que diferente de festas passadas e realizadas no mesmo período, obtiveram significativo resultado pelo trabalho prestado no período. As desanimações das atrações, principalmente as que estão acostumadas a fazer a animação em micaretas, fizeram muitas pessoas voltarem cedo para casa.
Mesmo com a presença da Polícia Militar na festa, a violência foi registrada em excesso se comparada com números proporcionais de festas passadas. Facadas, pauladas, cortes por vidro foram os registros feitos na Unidade de Emergência Antonio de Jesus. Já o 11º Batalhão de Polícia Militar registros a prisão de alguns agressores, o roubo de uma moto e ainda a detenção de um elemento que estava tranquilamente dançando no palhoção da orla, portando um revolver calibre 38 com três munições intactas.
O elemento preso foi encaminhado para a delegacia regional e identificado como José Carlos Pereira, de 26 anos e residente na Vila Matias, em Penedo. Ele foi enquadrado por porte de arma e aguardará em regime fechado a decisão da justiça.