A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), seguindo a linha da Confederação Nacional de Municípios (CNM), orienta os gestores municipais a avaliarem os dados divulgados do Censo 2010 pelo IBGE, pois o resultado é um dos critérios para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Anualmente, o IBGE repassa ao Tribunal de Contas da União (TCU) as estimativas da quantidade de habitantes por Município. Em reunião nesta sexta-feira, representantes do IBGE passaram todas informações do resultado preliminar no Censo 2010 para uma comitiva de funcionários da AMA, que está preparada para tirar qualquer eventual dúvida dos prefeitos.
Segundo Carlos Augusto, coordenador operacional do Censo, as pesquisas serão realizadas até o dia 27, quando serão apresentadas ao TCU, mas as diferenças nos números não devem ser significativas. “Fizemos um trabalho de três meses, não será em vinte dias que terá um aumento significativo da população”, afirmou o coordenador.
As prefeituras tem um prazo de 20 dias para recorrer e apresentar suas avaliações sobre os números divulgados, a partir daí o IBGE faz uma revisão nas pesquisas e no dia 29 de novembro serão divulgados os resultados definitivos das populações nos municípios.
O IBGE alerta que os domicílios que ainda não foram recenseados entrem em contato até o dia 24, através do telefone 0800-7218181 ou do site http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php.