Secretário informou que a parte estrutura das usinas já está pronta
Nesta semana, as usinas de asfalto da Prefeitura de Maceió “começam a moer”. A informação é do secretário Roberto Fernandes – Municipal de Infraestrutura e Urbanização. Ele disse que as caldeiras vão ferver na produção de massa asfáltica e na recicladora de material da construção civil.
O secretário informou que a parte estrutura das usinas já está pronta e as máquinas necessárias ao processo de fabricação de asfalto estão instaladas. Desta forma, a Seminfra garante a auto-sustentabilidade num setor de grande importância que é a produção de asfalto, material usado nas operações de tapa-buracos e de recapeamento da malha viária.
Roberto Fernandes disse que, com o funcionamento das usinas de asfalto, o poder público terá uma redução de 20% nos gastos com recapeamento e nas operações para tapar buracos na malha viária de Maceió. Ele informou também que, mesmo com esta redução, a Prefeitura de Maceió continuará comprando asfalto, mas numa proporção bem menor.
Em setembro passado, quando falou sobre o assunto Roberto Fernandes disse que: “enquanto a usina de reciclagem tritura e reaproveita o entulho do descarte da construção civil para produção de pó a ser acrescentado na massa do asfalto, a suína de produção agrega todos os componentes em alta temperatura em uma mescladora para obter uma mistura ideal com vida útil longa para ser usada no recapeamento e nos trabalhos diários da Seminfra”.
Como vantagem nisso tudo, a Prefeitura evita descarte irregular de materiais da construção civil, combate o surgimento do rejeite inapropriado, evitando que se seja levado para aterros sanitários. “Outra finalidade observada é a redução da despesa por parte do município que, ao invés de pagar à concessionária do aterro pelo recolhimento do lixo, passará a receber diretamente das empresas de construção civil”, disse o secretário.
Nos próximos dias, a Seminfra produzirá o asfalto que será usado pelas oito equipes técnicas que recuperam a malha viária da cidade. As duas usinas de asfalto da Prefeitura de Maceió ficam na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé, às margens da BR-316.
