×

Maceió

Prefeitura vai implantar faixa exclusiva para ônibus na Fernandes Lima

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (28), no auditório da Procuradoria Geral do Município, a Prefeitura de Maceió apresentou os detalhes e datas referentes à implantação da faixa exclusiva para ônibus. A faixa se estenderá pelas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e parte da Tomás Espíndola.

“Hoje, cerca de 350 mil pessoas utilizam o sistema de transporte público diariamente em Maceió. Nada mais justo do que de três faixas, uma seja destinada a essas pessoas. Nosso interesse é focar no coletivo e não apenas no individual”, esclareceu o gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Tácio Melo.

“Investir em transporte coletivo urbano de massa é uma tendência mundial. A faixa é uma medida já adotada em outras capitais com sucesso, mas a Prefeitura de Maceió entende que esta será uma mudança operacional, conceitual e cultural. Prorrogamos o início da operação para realizar uma campanha educativa com toda a população”, esclareceu o secretário de Comunicação Social Clayton Santos.

Com a faixa exclusiva, o transporte coletivo será priorizado. As principais vantagens são que os ônibus devem ganhar mais velocidade e o trânsito mais fluidez, e os custos com combustível e a emissão de poluentes serão reduzidos.

A campanha educativa já começou a circular nos veículos de rádio e televisão. A implantação começa a valer a partir de 17 de fevereiro. Entre os dias 03 e 16 de fevereiro, equipes da SMTT já estarão na região com ações educativas e orientação aos condutores. O período de adaptação se estende até o dia 09 de março e a partir do dia 10 quem não respeitar a delimitação será autuado. Outras datas fazem parte do processo de implantação: a partir de 24 de fevereiro veículos pesados não poderão circular

Fiscalização

Os agentes da SMTT estarão distribuídos em pontos estratégicos na extensão das avenidas contempladas pela medida. As câmeras de monitoramento também auxiliarão na fiscalização.

Além dos ônibus, apenas as bicicletas (resguardada a distância mínima de segurança) poderão circular na faixa. A medida não se aplica a veículos de saúde, de emergência, viaturas policiais e de fiscalização (inclusive da SMTT), que só poderão circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviços de urgência com sinalização sonora e de luz acionadas. Em outras situações, o trânsito se dará apenas pela faixa da esquerda por onde também circularão os veículos convencionais, motocicletas, táxis e veículos complementares.

Clayton Santos também relembrou que outras medidas estão sendo implantadas e elas fazem parte de um pacote de melhorias para o transporte público coletivo, a exemplo do recapeamento de vias e corredores de ônibus, reformas de terminais com ordem de serviço assinada e construção de novos terminais e com a licitação do transporte público por ônibus.

Audiência Pública

No próximo dia 30, a partir das 8h, a população poderá participar da construção desse processo de melhorias do transporte coletivo. Em uma audiência pública serão debatidas as questões referentes à licitação do transporte público por ônibus.