×

Penedo

Prefeitura vai gerenciar a UPA da cidade de Penedo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída em Penedo será administrada pela Prefeitura. A informação sobre a questão fundamental que a Câmara Municipal de Penedo (CMP) tem cobrado foi divulgada nesta sexta-feira, 15, durante reunião convocada pelo Poder Legislativo que se destaca pela atuação firme em defesa dos direitos da população penedense.

A administração da UPA pelo município foi confirmada pelo Prefeito Israel Saldanha (DEM) diante dos parlamentares Manoel Messias Lima, o Messias da Filó (PDT); Raimundo Jorge Rosário Souza, o Dr. Raimundo (DEM); Marival Oliveira, o Sargento Marival (DEM); Derivan Thomaz (PMDB); Mário Reis Santana, o Dr. Mário Reis (DEM); Alcides Andrade Neto, o Cidoca (PSD); membros do Conselho Municipal de Saúde e do deputado federal Alexandre Toledo (PSDB).

Com as ausências de representantes da Provedoria da Santa Casa de Penedo e do deputado federal Givaldo Carimbão, o encontro promovido pela CMP encerrou a dúvida sobre a administração da UPA de Penedo. A gestão pela prefeitura também foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde, Geonice Peixoto. Ela informou ainda que a licitação para a compra dos equipamentos da Unidade de Pronto Atendimento foi realizada, alguns inclusive já entregues, restando apenas a aquisição de poucos itens.

R$ 772 mil para compra de equipamentos

Segundo Geonice Peixoto, o investimento em equipamentos totaliza aproximadamente R$ 772.000,00 (setecentos e setenta e dois mil reais), verba repassada pelo governo estadual ao município. Ainda de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, algumas enfermeiras que atuam na Unidade de Emergência de Penedo (pronto-socorro que será desativado quando a UPA estiver funcionando) já estão recebendo treinamento para se adequar às normas de atendimento na nova estrutura.

O Vereador Derivan Thomaz (PMDB) questionou o que será feito dos demais trabalhadores da Unidade de Emergência Antônio de Jesus. Geonice Peixoto disse que o pessoal que não for absorvido para atuar na UPA será incorporado em outro setor rede municipal de saúde. Atualmente, Penedo tem 20 postos do PSF funcionando, sendo 18 com sua equipe completa (médico, dentista, enfermeiro e pessoal de nível médio). Apenas os postos do povoado Santa Margarida e do bairro Raimundinho estão sem médico, conforme declarado durante a reunião.

Prefeitura recebe UPA em julho

A oficialização da administração da UPA pela Prefeitura acontecerá em julho, prazo informado por Israel Saldanha. A pretensão de inaugurá-la ainda no início do próximo mês não está descartada, mas “colocar a UPA para funcionar não é fácil, é uma experiência nova em Alagoas”, ressaltou o prefeito. Ele afirmou ainda que a transferência dos serviços da Unidade de Emergência para a Unidade de Pronto Atendimento proporcionará atendimento em “ambiente infinitamente superior ao que se presta hoje”.

“A UPA é o maior investimento em saúde dos últimos vinte anos em Penedo”, destacou Alexandre Toledo, ressaltando os elogios feitos pelo Secretário Nacional de Atenção Básica, Helvécio Magalhães Júnior. “Ele é o segundo homem no Ministério da Saúde, tem a caneta, e ficou impressionado com a estrutura da UPA de Penedo”, disse Toledo durante a reunião sobre a visita do representante do governo federal realizada no domingo, 10 de junho.

Credibilidade da Pro-Saúde em Penedo

Enquanto a informação sobre a gestão da UPA de Penedo por parte da Prefeitura foi recebida de forma positiva, ressaltando que o tempo dirá se haverá necessidade de formação de consórcio entre municípios que utilizarão os serviços da Unidade de Pronto Atendimento ou de uma gestão partilhada com a Santa Casa, a administração da empresa Pro-Saúde em Penedo continua sendo alvo de críticas.

Com base nos resultados negativos apresentados pela empresa especializada em gestão hospitalar que foi contratada pela Santa Casa de Penedo, inclusive voltando a gastar mais do que arrecada, os vereadores lamentaram o trabalho da Pro-Saúde à frente da instituição responsável pela Maternidade Nossa Senhora do Bom Parto, o Hospital Regional (que servirá como retaguarda para a UPA) e o Asilo São José.

Como não houve melhora na prestação dos serviços nessas unidades de saúde e o assunto deve tratado entre a Irmandade que dirige a Santa de Misericórdia de Penedo e a empresa de gestão hospitalar, foi sugerido que a Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos apresente a insatisfação da população com a gestão da Pro-Saúde em Penedo ao diretor operacional da empresa, Duberney Rocha Marco, para que se cobre a mesma eficiência da empresa, qualidade verificada em outros hospitais gerenciados pela Pro-Saúde.