Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), vai realizar um evento no dia 21 (domingo), no espaço de lazer da Avenida Silvio Viana, em Ponta Verde, para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 (segunda-feira).
O evento terá como tema o projeto Mar Aberto, que desenvolve ações educativas e de fiscalização para diminuir a poluição de praias, principalmente, o lançamento de águas servidas nas galerias pluviais.
Esse projeto de despoluição das praias vem obtendo resultados significativos desde a sua implantação, em 2005, até agora, porque conseguiu diminuir em 86% os índices de coliformes fecais nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Essas praias estiveram próprias para uso por parte de banhistas durante 75% do período do ano de 2009 e, para que isso acontecesse, foram detectados cerca de 600 pontos de lançamento de águas poluídas que chegavam às praias pelas galerias de escoamento das chuvas, com os responsáveis sendo obrigados a corrigir essas infrações.
Segundo afirmou Noaldo Araújo, diretor ambiental da Sempma, no espaço programado para o evento, a secretaria montará uma tenda, onde será feita a apresentação do projeto, mostrando em números os resultados alcançados pelo projeto, bem como distribuição de fôlderes, folhetos e outros tipos de material de divulgação para a população.
VIVA CULTURA
Também no domingo (21), o projeto Viva Cultura estará homenageando o Dia Mundial da Água, realizando duas edições: uma no Pontal da Barra e outra no Posto 7, com uma programação de boas atrações musicais para o público.
