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Sergipe

Prefeitura utiliza educação ambiental para conscientizar crianças e adolescentes

A infância é a fase ideal para semear conceitos e, por isso, a Prefeitura de Aracaju tem ampliado, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente (Sema), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed), e com investimentos do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), as ações de educação ambiental voltadas para conscientização de crianças e adolescentes, alunos das redes públicas e privadas de Aracaju.

As principais atividades de educação ambiental desenvolvidas na capital integram o projeto Arte de Semear, que ficou entre os finalistas do prêmio Super Heróis do Desenvolvimento 2022, promovido pelo BID, estando entre um dos maiores projetos de implementação de soluções criativas e inovadoras voltadas para a conscientização ambiental, do mundo. Estas ações vêm acontecendo desde o ano de 2018, quando o projeto Arte de Semear teve início. Em 2019 ele passou a ser ampliado com a chegada dos incentivos financeiros do BID.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, reforça que a educação tem sido um dos pilares da gestão ambiental do município de Aracaju.

“Essa integração com os estudantes, tanto de escolas públicas municipais, como de colégios privados, tem sido um passo fundamental para solidificar nas crianças e adolescentes a consciência ambiental em prol de uma cidade mais sustentável”, avalia o gestor.

Ainda segundo Lemos, a partir do projeto Arte de Semear, a Prefeitura conseguiu concretizar as estruturas das ações e organizar de maneira mais planejada.

“É um programa que passa a ter continuidade. Não é mais um projeto pontual. As ações continuam sendo desenvolvidas no Parque da Sementeira, e tem sido tão bem-sucedido que não apenas as escolas das redes públicas e privadas de Aracaju, mas até outros municípios sergipanos têm demandado participar das ações”, acrescenta o secretário.

Os resultados do que vem sendo semeado pela gestão já podem ser visualizados com a transformação de comportamento das crianças dentro das escolas, conforme conta a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Thaís Rodrigues.

“A realização do projeto está fomentando essa mudança de comportamento das próprias crianças, segundo os gestores das escolas nos informam. Eles nos dão esse feedback de que o comportamento dos alunos mudou por conta das ações que o projeto tem feito. Por exemplo, tem escolas em que crianças tinham mania de deixar a torneira aberta propositalmente, e nós realizamos um trabalho específico com essa temática, da importância da economia da água para o planeta, e eles já não fazem mais. O mesmo ocorreu com crianças que tinham o hábito de jogar lixo no chão e, hoje, elas já descartam corretamente, entre tantas outras mudanças de comportamento que nos foram relatadas”, conta Heloísa.