
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal deProteção ao Meio Ambiente (Sempma), realizou nesta sexta-feira (21) mais uma ação de tamponamento de redes de esgotos irregulares. Dessa vez, a ação esteve concentrada na orla do bairro de Cruz das Almas. A iniciativa é uma atuação continuada e já vem sendo desenvolvida pelo órgão em diversos pontos da orla da capital.
De acordo com técnicos da Sempma, o principal objetivo da atividade é monitorar as regiões onde estabelecimentos comerciais, edifícios e residências particulares estejam despejando o esgoto nas galerias de maneira errada e poluindo as praias, além de estarem dificultando e retardando a conclusão de obras de saneamento em alguns bairros.
A ação conta com o apoio de equipes das secretarias de Infraestrutura e Urbanização do município (Seminfra) e do Estado (Seinfra) e envolve, também, agentes da Casal e funcionários da construtora responsável pelas obras de saneamento realizadas naquela localidade.
Para o secretário Ricardo Ramalho, a fiscalização é fundamental para que haja um trabalho mais rígido, no sentido de constatar possíveis anormalidades em relação às redes de esgoto que despejam dejetos no mar. “É imprescindível que estejamos atentos às falhas que são cometidas e afetam o meio ambiente, buscando formas de evitar a poluição das praias de Maceió”, afirmou.
Os proprietários dos imóveis que apresentam irregularidades quanto à eliminação do esgoto devem ser autuados e posteriormente monitorados para que o problema não volte a ocorrer.