A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), está executando serviços de fresagem na Avenida Júlio Marques Luz (Av. Jatiúca). A intervenção consiste na retirada do asfalto antigo para aplicação de um novo pavimento. O método inovador já vem sendo utilizado na capital há cerca de dois anos, com resultados considerados positivos, segundo a Seminfra.
A área beneficiada no serviço de fresagem da Avenida Jatiúca é de 27.024,55 metros quadrados, com extensão de 2.322,10 metros. O volume de material que será fresado é de 1.100 metros cúbicos, com o volume de aplicação aproximadamente 3.200 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente.
O asfalto que vem sendo retirado será reaproveitado na pavimentação de diversas ruas de Maceió. No caso específico da Avenida Jatiúca, o material será utilizado em ruas do conjunto Acauã, localizado no Tabuleiro do Martins. O secretário de Infraestrutura, Mosart Amaral, que inspeciona constantemente as obras, afirmou que com essa iniciativa a cidade ganha de duas maneiras: uma pavimentação nova em toda a extensão da Avenida Jatiúca e uma economia de recursos do município. Amaral relata que a retirada do asfalto é necessária devido aos inúmeros recapeamentos feitos nos últimos anos na cidade de Maceió.
Os serviços de fresagem tiveram início na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, com resultados considerados dentro da expectativa, devido à recuperação da pavimentação, dando melhor condição de trafego. A Avenida Álvaro Otacílio, na Jatiúca, foi também beneficiada com o a fresagem executado pela Prefeitura. A meta da Seminfra é, através desse procedimento, reutilizar o asfalto velho em dezenas de ruas de Maceió. Segundo Mosart Amaral, o serviço de fresagem da Avenida Jatiúca será concluído em 15 dias.
