Na tarde desta segunda-feira, 09, o prefeito Rui Palmeira recebeu o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, junto com a comissão organizadora da Bienal Internacional de Alagoas. No encontro, foi discutida a participação da Prefeitura de Maceió na sétima edição do evento, que será realizado de 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no Jaraguá.
Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a parceria será mantida por trazer resultados muito positivos para toda a sociedade. “Apoiamos a última edição e, sem duvidas, a Bienal foi um grande sucesso no que diz respeito aos alunos da rede municipal de ensino e entre professores, que receberam pela primeira vez o vale-livro, com um valor que podia ser trocado por livros. Queremos repetir essa iniciativa na edição 2015. São ações do ponto de vista da cultura e da educação que certamente irão fortalecer essas áreas no nosso Estado”, destacou o gestor.
Após a apresentação do projeto da sétima edição do evento, a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, comemorou a parceria. “Já trabalhei na Bienal quando fui reitora da Ufal e hoje tenho o prazer de poder participar dela do outro lado, com a educação básica. O vale-livro será mantido e vamos criar espaços no evento para que nossos alunos possam participar mais ativamente”, destacou a titular da Semed.
“Com essa parceria, nosso objetivo é ampliar diferentes formas de interação através do poder municipal e da universidade e podermos oferecer a toda sociedade um momento de riqueza do ponto de vista cultural, artístico e científico. A Bienal é muito importante para os alunos do ensino básico e fundamental, que estão dando seus primeiros passos desses meninos em um ambiente cultural e essas questões devem ser colocadas desde muito cedo, fazendo parte do cotidiano da sociedade”, reforçou o reitor da Ufal, Eurico Lôbo.
Segundo a diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Stela Lameiras, a organização da Bienal vem mantendo contato com a Prefeitura e outros órgãos desde o encerramento da última edição, em 2013. “Este ano, a Bienal dará destaque aos 200 anos da nossa capital. Com essa parceria, queremos garantir não apenas o sucesso em número, mas em qualidade. Um dos nossos maiores objetivos é incentivar a leitura e mesmo em uma época em que a leitura digital pareça obscurecer os livros físicos, sentimos que o fascínio não diminuiu. Ainda há uma sede muito grande pelos livros”, disse.
A Bienal
Durante 10 dias, a Bienal terá exposição, comercialização e lançamento de livros. Serão mais de 22 mil títulos das mais diversas áreas de conhecimento. E ainda palestras, cursos, apresentações culturais e encontro com autores nacionais e internacionais. Grandes nomes das letras passarão pelas salas e auditórios do Centro Cultural. A Bienal é apontada pela organização como o maior evento cultural do estado.
