×

Maceió

Prefeitura recupera passagem de pedestres na Grota do Cigano

Obras têm como finalidade minimizar o risco de desastres

Em continuidade à Operação Inverno, ação da Prefeitura de Maceió para minimizar os riscos de desastres no período das chuvas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está recuperando nesta sexta-feira (03) uma passagem de acesso na Grota do Cigano, no Jacintinho.

“Essa é uma obra fundamental para todos nós que moramos aqui na Grota do Cigano. É para muitas famílias o único acesso, é por onde nossas crianças têm que passar diariamente para ir à escola. Estamos contentes em constatar que o serviço está sendo feito”, frisou a moradora Evania Gabriel de Deus.

Em localidades conhecidas como áreas de risco, a exemplo da Grota do Rafael, Grota Santa Helena, Grota da Iraci, Vale do Reginaldo, Bebedouro, Mutange, Alto da Alegria e Santos Dumont, a Prefeitura executou obras de recuperação de escadarias, contenção de encostas e drenagem de águas pluviais.

As obras pontuais têm como finalidade minimizar o risco de desastres e transtornos em épocas chuvosas. Além da Operação Inverno, a Defesa Civil iniciou a distribuição do Plano de Contingência, uma publicação com informações sobre a atuação do órgão na capital alagoana.

O gestor da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, destacou que a Comdec segue monitorando a previsão de chuvas em prontidão para atender chamados da população. “Além das obras de manutenção, contar com o radar, pluviômetros e a sala de monitoramento tem sido fundamental. Diferente de anos anteriores, agora nós temos estatísticas reais e trabalhamos com ações pontuais, sem gerar pânico gratuito na população”, afirmou.

Como acionar

Caso sejam registradas ocorrências, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 6205 (das 8h às 17h), 3315-1437 ou 9 8884-2020. “A recomendação para as pessoas que moram em áreas de riscos é que se dirijam para locais mais seguros, caso a chuva seja muito intensa”, reforçou Lemos.

A Comdec dispõe de equipamentos que permitem visualizar a pluviosidade nas regiões de Maceió. Atualmente, existem 14 pluviômetros semiautomáticos em funcionamento, o que facilita o trabalho, já que esses equipamentos possibilitam uma radiografia exata do que está acontecendo no momento da chuva.

Já a Sala de Monitoramento, conta com as informações fornecidas pelos técnicos da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e também com os dados fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O satélite do Cemaden encaminha informações para o servidor de internet do Município, que, por sua vez, são transmitidos na tela localizada na sede da Comdec.