Com o objetivo de orientar os servidores da área de Tecnologia da Informação (TI) dos órgãos da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) realizou na tarde desta quarta-feira, 14, a primeira reunião técnica para a implantação do ambiente de colaboração Google Workspace. Durante o encontro, que aconteceu na sede do Executivo municipal, foram abordados assuntos a exemplo de regramentos e ações intersetoriais para o início da execução da plataforma.
De acordo com o coordenador-geral de Tecnologia da Informação (Cogetin) da Seplog, Cláudio Luiz da Silva, o projeto de implantação envolve todas as equipes de TI no âmbito do Município. “Nós estamos tendo todo o cuidado para preparar os profissionais dessa área, em especial os coordenadores, para que entendam o funcionamento da plataforma, haja vista serem eles, juntamente com a Cogetin, os responsáveis por dar o suporte necessário durante o processo de implantação e de execução do Google Workspace”, explicou.
Além da reunião de hoje, outros encontros acontecerão para que os profissionais e os usuários em geral acompanhem todo o processo de mudança de ferramenta, segundo o coordenador de Infraestrutura de TI da Seplog, Victor Franco Miranda, que dirigiu o evento. “A nossa proposta hoje foi fazer um alinhamento do trabalho que tem sido executado de forma conjunta entre os órgãos da Prefeitura”, pontuou.
Victor também destacou que “o Google Workspace é uma plataforma que trará mais engajamento, maior segurança, comunicação e interação entre as secretarias e órgãos do município, além de ser um projeto revolucionário na Prefeitura de Aracaju”, disse, acrescentando que a ferramenta não é novidade para muitos dos servidores, haja vista a maioria fazer uso dela no dia a dia.
Júlio Menezes, coordenador de Processos de Dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), avaliou a reunião como proveitosa e definiu a plataforma como um ambiente robusto e evolutivo. “É uma mudança excelente, pois todo mundo já utiliza o Google. A diferença é que agora a gente está agregando ao serviço público”, enfatizou.
Por sua vez, o analista de Processamento de Negócios do Aracaju Previdência, Jalisson Tavares Costa, falou sobre a sua expectativa sobre a nova ferramenta. “É bastante positivo porque a gente está tratando de uma plataforma colaborativa. E quando a gente fala de cidade inteligente, a gente também fala de conexão. E essa ferramenta proporciona isso. Então, a ideia é que não mude somente o meio, mas as várias formas de conectividade que o Google Workspace disponibiliza”.
A apresentação oficial do Google Workspace aconteceu no dia 8 de novembro deste ano, na arena do Tiradentes Innovation Center, e contou com a participação de representantes da área de Tecnologia da Informação e da Comunicação Social, além de servidores de setores estratégicos das secretarias e órgãos vinculados à Prefeitura de Aracaju. A migração está prevista para o final da primeira quinzena de janeiro do próximo ano.