Equipes da Prefeitura de Maceió estão engajadas nas ações da Semana Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, que conta com uma mobilização para conscientizar a população e reduzir os focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O trabalho teve início na última segunda-feira (03) com ações de fiscalização e educação ambiental em borracharias para orientar sobre o descarte adequado de pneu inservível. Já nesta quinta-feira (06), as equipes iniciaram o trabalho operacional para o recolhimento do resíduo em 185 pontos da capital, entre borracharias e pontos de lixo.
A Semana de Enfrentamento é uma mobilização do Governo Federal e, Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh), em parceria com a Defesa Civil Estadual. Para a realização das ações em Maceió, houve a integração das equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que alinharam o planejamento do trabalho em conjunto com representantes dos órgãos estaduais. As ações seguem até esta sexta-feira (07), que é o Dia D de Enfrentamento ao Aedes Aegypti.
Diretora de Planejamento e Serviços Especial da Slum, Liz Araújo lembra que o pneu é um resíduo especial que faz parte da logística reversa, onde o gerador do resíduo é responsável pela destinação final após o uso. “Isto é uma definição estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/10, e o consumidor ou estabelecimento que gera o pneu é responsável pelo descarte final quando ele se torna inservível. Em Maceió, a maior parte do descarte inadequado ainda é realizado por borracharias, por isso é nosso foco de atuação não somente nesta semana, mas também nas ações diárias de fiscalização”, diz.
