Fase da vida marcada por grandes transformações físicas, psicológicas e sociais, a adolescência também se caracteriza por ser uma fase de muitos questionamentos e conflitos. E com o objetivo de qualificar cada vez mais os profissionais envolvidos no acolhimento a esse grupo da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira, 20, o Seminário de Atualização sobre os desafios da adolescência. O evento, que aconteceu no auditório da SMS, reuniu profissionais da Saúde, da Assistência Social e da Educação, além de jovens do Grupo Cantar e Amar, da Escola Francisco Rosa.
A coordenadora da Área Programática Estratégica da SMS, Kamila Fialho, acredita que a partir da capacitação, a forma de acolher o adolescente nas Unidades Básicas de Saúde terá um diferencial por parte dos profissionais que compareceram ao seminário. “Ficamos muito felizes em trazer profissionais excelentes na área, que deram um direcionamento bem prático sobre como acolher e conduzir um adolescente ao tratamento, se necessário. A Área Programática e Estratégica está trabalhando para diminuir a mortalidade materno infantil, e acreditamos que trabalhar com adolescentes também é prevenir isso”, considerou Kamila.
Além da coordenadora da APE, compuseram a mesa de abertura e falaram no evento a referência médica do Programa de Saúde da Criança, Adolescente e Jovem, doutor Byron Ramos e a referência técnica do PSCAJ, Cerisa Bomfim, e a médica hebiatra doutora Tatiane Pavione. “A intenção do seminário é plantar essa semente nos profissionais, para que eles tenham essa atenção a esse grupo da sociedade, o acolhimento e a escuta, que muitas vezes é o que eles mais precisam”, ressaltou Cerisa.
