O Pontal do Peba, localizado na zona marítima de Piaçabuçu, no Baixo São Francisco alagoano, é o destino escolhido por milhares de pessoas durante épocas festivas do ano e, no Carnaval, não é diferente.
Por conta da pandemia e atendendo a recomendação do Ministério Público, a prefeitura local cancelou as festividades carnavalescas em toda a extensão do município e nesta quarta-feira, 23, anunciou uma nova medida, que tem dado o que falar.
A partir desta sexta, 25, e até a próxima quarta-feira, 1º de março, está proibida a circulação de ônibus, caminhões e paredões de som na praia. Apenas motocicletas e carros de passeio estão autorizados a circular pelo local durante os festejos carnavalescos.
A medida adotada pelo prefeito Djalma Beltrão, tem causado muita polêmica e gerado discussões, principalmente nas redes sociais.
De uma parte tem uma grande parcela da sociedade apoiando a medida, já que durante o Carnaval muitos abusos são relatados por quem escolhe o Pontal do Peba como destino nesse período e tem o sossego prejudicado, principalmente, pelo excesso de paredões de som, que tocam praticamente 24 hs por dia, de forma ininterrupta.
Por outro lado, tem pessoas revoltadas que já estavam com tudo planejado para ocupar a faixa de areia do Pontal do Peba e fazer estremecer as estruturas da localidade com seus paredões e suas turmas, mas que agora precisam mudar os planos ou se adequar ao decreto municipal, se não quiserem ter problemas com a polícia.
Vela lembrar que durante o réveillon, a prefeitura municipal baixou um decreto proibindo paredões de som e aglomeração no Pontal do Peba, mas, mesmo com o apoio do 11º Batalhão de Polícia Militar, não conseguiu evitar. Dessa vez, nossa redação foi informada que a fiscalização será triplicada para que as recomendações da prefeitura e também de entidades ligadas a área da saúde sejam respeitadas.
Confira a nota da prefeitura: