×

Maceió

Prefeitura de Maceió mostra projeto do VLT da Fernandes Lima

Representantes do grupo português Lena, que atua em áreas como construção e engenharia, conheceram, nesta quinta-feira (10), o projeto de implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no corredor de transporte das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro em Maceió. A apresentação foi feita no gabinete do prefeito Cícero Almeida por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), com a presença do secretário Márzio Duarte. O prefeito Cícero Almeida, que participou da reunião, destacou a necessidade de o município buscar parcerias com a iniciativa privada.

Orçada em cerca de R$ 400 milhões, a proposta já foi levada ao Ministério das Cidades para inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC Mobilidade). O governo federal já sinalizou com possibilidade de destinar R$ 280 milhões para execução da obra. A Prefeitura precisaria obter o restante dos recursos por meio de parceria com a iniciativa privada.

O projeto prevê a circulação do VLT entre a Praça do Centenário e a Forene, nas proximidades da nova Ceasa, num trajeto de 15,5km. Os trilhos serão instalados paralelos ao canteiro central nos dois lados das duas avenidas. Ao longo do percurso serão construídas dez estações de passageiros, juntamente com passarelas. Nas proximidades da Praça do Centenário está prevista a construção de uma grande estação de transbordo, integrando o VLT aos ônibus.

A instalação do VLT, além de oferecer aos passageiros uma opção moderna e confortável de transporte público, ajudará a aliviar o trânsito da Avenida Fernandes Lima, pois os ônibus deixarão de circular nesse trecho, havendo apenas linhas de integração.

Os representantes do grupo Lena vão agora encaminhar o projeto aos diretores da empresa, em Portugal, para avaliação. “Trata-se de um projeto que vai mudar a cara da cidade e deixar um grande legado para a população”, afirmou o secretário Márzio Duarte.