A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), vem realizando desde o dia 24 de março ações a desinfecção, lavagem e pulverização de espaços com maior fluxo de pessoas, com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus, causador da covid-19.
Com atuação de segunda a sábado, a partir das 7h30, tanto na parte alta quanto na parte baixa da capital, os agentes de limpeza atuam prioritariamente em áreas públicas, como o entorno das unidades de saúde, hospitais, praças, parques, terminais e pontos de ônibus, mercados públicos, PEVs, sedes das cooperativas e principais vias da cidade.
No período entre 24 de março até 14 de dezembro foram realizadas 4.820 ações de desinfecção. A ação de lavagem e pulverização é feita com água, sabão e solução composta por hipoclorito de sódio, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As ações também acontecem em mercados e outros prédios públicos. Foto: Secom
“A limpeza urbana vem atuando de maneira intensiva diante do cenário pandêmico atual. Nosso objetivo é dirimir os riscos à população, e por isso o trabalho de desinfecção de áreas públicas tem papel essencial, pois atua diretamente na redução de proliferação de bactérias, fungos e vírus. O trabalho continua diariamente, obedecendo o cronograma de atividades da Sudes”, afirma Torres.
