A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), realizou na manhã desta segunda-feira (13), uma ação em alusão ao 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura e Dia Nacional de Combate e Denúncia Contra o Racismo.
O palco foi o Calçadão do Comércio e a ação foi conduzida pela Coordenadoria Geral de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Semuc. Houve distribuição de material educativo da Campanha Maceió é Massa sem Racismo, orientações a quem passava pelo local e uma apresentação afro.
“Para o povo preto foi uma abolição não-conclusiva. O povo negro segue aquém dos direitos e a servidão continua. Por isso, ações como estas da Prefeitura são fundamentais para fortalecer a luta antirracista e difundir conhecimento e informação”, disse Arísia Barros, coordenadora de Promoção de Igualdade Racial da Semuc.
Arísia destacou, ainda, o trabalho da Prefeitura de Maceió para fortalecer o combate ao racismo. “A Prefeitura marca este 13 de maio não como libertação, mas sim como um processo libertador quando traz à tona a importância de difundir o tema, reforçando a luta antirracista na capital”, acrescentou.
Por Secom – Maceió