Mercado público de Jaraguá
O prefeito Rui Palmeira e o presidente da Fundação municipal Vinícius Palmeira lançaram, nesta quarta-feira (10), os festejos juninos de Maceió. Durante um café da manhã no Mercado público de Jaraguá, Rui apresentou o São João da capital, que esse ano homenageia dois grande ícones populares da cultura alagoana. Com o slogan “De Jacinto a Tororó: São João é em Maceió”, os festejos juninos reverenciarão Jacinto Silva e Tororó do Rojão.
Rui destacou que o São João em Maceió valorizará os artistas locais, que há muito tempo não tinham espaço nos eventos em Maceió. O prefeito colocou também que haverá o resgate das tradições juninas. “É muito importante que a cultura popular esteja sempre presente, esse é o nosso objetivo. Estamos valorizando quem faz cultura em Maceió”, disse.
Sobre a escolha de Jacinto Silva e Tororó do Rojão como os homenageados no São João de Maceió, o prefeito afirmou que os dois são ícones da cultura popular e não eram reconhecidos. “Dois artistas que representam a cultura local e essa é apenas uma forma de reconhecimento”, observou Rui Palmeira.
O vice-prefeito Marcelo Palmeira também ressaltou a relevância dos artistas locais. “Temos grandes nomes em Maceió e em todo o estado, que só precisam de valorização e é isso que o São João de Maceió está trazendo para a população”, frisou.
O São João de Maceió terá mais de 70 atrações, artista locais e de todo o nordeste como: Nando Cordel, Alcymar Monteiro, Flávio José e Jorge de Altinho, alguns dos artistas já confirmados. Vinícius Palmeira, presidente da Fundação municipal de Ação Cultural (FMAC), disse que além dos nomes nacionais, diversos artistas locais também animarão o São João de Maceió.
Vinícius explicou que o diferencial do São João desse ano será a descentralização das festividades. Além do Jaraguá, haverá arraiás nos bairros de Maceió. A seleção para a realização dos eventos acontecerá por meio de editais. “Esse será o São João da participação, de festa na rua. Será o São João que nos toca, do resgate da cultura popular. Os artistas homenageados são grandes nomes, que sempre merecem ser lembrados”, destacou o presidente da FMAC.
Haverá ainda o Forró dos Mercados (Jaraguá, Jacintinho e Mercado do Artesanato) e o Forrock (Posto Sete). A secretária Municipal de Abastecimento, Solange Jurema, ressaltou a parceria com a Fundação Cultural para a realização do São João nos Mercados. ” Todas as sextas-feiras de junho, serão de festa nos mercados de Maceió”, destacou Solange Jurema.
Artistas
Geraldo Cardoso e Messias Lima são alguns dos artistas alagoanos que se apresentarão durante o São João de Maceió. Os dois comemoraram a decisão da Prefeitura de valorizar quem trabalha com cultura na cidade.
“Quero parabenizar o prefeito Rui Palmeira por essa atitude de valorizar o artista da terra. Há muito tempo que a gente tinha essa reivindicação e agora fomos atendidos. Estou muito feliz também com a homenagem a Jacinto Silva e Tororó do Rojão”, afirmou Messias Lima.
