O trabalho de limpeza realizado pela Prefeitura no Riacho do Silva, em Bebedouro, vem transformando um local que era só lixo e entulhos em uma área limpa e cheia de vida. Por meio da utilização de duas dragas, uma de sucção e outra de cabo, equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) vêm realizando uma intensa ação de desassoreamento em todo o riacho.
No trecho localizado ao lado da Praça Lucena Maranhão já se pode perceber a diferença que a paisagem apresenta. Onde antes aparecia uma água suja e turva, o riacho agora se apresenta límpido.
Segundo o superintendente adjunto da Slum, José Roque da Silva, a ação de limpeza no Riacho do Silva não tem prazo para terminar. “As máquinas vão continuar trabalhando em ritmo acelerado e iremos realizar essa ação em todos os trechos do riacho até pelo menos o final do inverno. Agora é torcer para o tempo continuar bom e não chover forte nos próximos dias”, disse ele.
Além da utilização das duas dragas, as equipes da Operação Limpeza de Canais atuam na retirada de lixo e entulho dentro e nas margens que cortam o riacho e nos canais da região.
A Diretoria de Planejamento da Slum traçou um plano de ação para a Operação Limpeza de Canais até o final do inverno. Assim que o trabalho de retirada de lixo é finalizado em um canal, as equipes se deslocam imediatamente para realizar a limpeza em outra região e não deixam que um local fique mais do que trinta dias sem uma grande ação de limpeza.
