×

Sergipe

Prefeitura entrega a profissionais kits para regularização fundiária

De maneira a agilizar o trabalho de regularização fundiária nos conjuntos Residencial Vitória da Resistência, no bairro Lamarão, e blocos I e II do bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju entregou, nesta sexta-feira, 4, kits com tablet, blusas, máscara de proteção facial e álcool em gel para os servidores responsáveis pela tarefa.

Ao todo, 2.745 habitações serão cadastradas para que, em breve, as escrituras dos imóveis sejam entregues à população.

“Esse é um trabalho extraordinário que começamos a fazer de uma maneira diferente. Com certeza, vamos entregar títulos urbanos, os títulos de propriedade de residência com muito mais facilidade. São 2.745 mil escrituras que vamos fazer e entregar até março do ano que vem. Isso é um grande feito e eu tenho certeza que essas famílias ficarão imensamente felizes porque a maior felicidade é quando você é dono da sua casa própria”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira que fez a abertura do evento.

A iniciativa está sendo capitaneada pelas secretarias municipais do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Assistência Social, que contam com a colaboração da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Procuradoria Geral do Município (PGM), além da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e cartórios.

“Cada morador do Vitória da Resistência, e cada morador do 17 de Março tem, de fato, após a entrega da escritura, o direito à casa própria. É um sonho que Edvaldo Nogueira realizará a essas famílias. Para que esse sonho se concretize, se faz necessário um planejamento, que a gente cumpra, rigorosamente, as etapas e termine com a entrega das escrituras e a realização do sonho tão esperados por essas pessoas”, aponta o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

A ideia é modernizar procedimentos e facilitar o processo de cadastramento das famílias, utilizando a tecnologia para economizar tempo, por isso o uso dos kits.

“Acredito que foi um ganho muito grande. A gente tem como avançar muito mais na perspectiva da regularização porque, com os tablets, a gente consegue, em tempo real, enviar para o sistema os dados das pessoas, conseguimos nos se livrar, assim, daquela questão de papel e avançar muito mais no tempo porque pelo tablet você já faz muito mais rápido. Então, para nós, essa parceria com a Seplog foi muito boa, pois viabiliza esse trabalho mais ágil, mais tecnológico, com menos risco de erro”, ressalta a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos.

No final de outubro, a administração municipal promoveu uma capacitação com os profissionais responsáveis pelo cadastramento, procurando assegurar a utilização das ferramentas de forma célere e segura.

Para a coordenadora de Proteção Social Básica da Assistência Social, Catharina Menezes, uma das profissionais que atuarão na ação, o material disponibilizado possibilitará uma melhor atuação.

“O equipamento que recebemos, agora, vai otimizar o nosso trabalho e vai permitir que façamos um trabalho com mais efetividade em menos tempo. É muito importante para nós que trabalhamos em campo porque vai permitir que a gente acelere os nossos trabalhos e faça isso com mais segurança inclusive”, aponta Catharina.