Iniciativa capacitou mais de 800 alunos da rede municipal e mobilizou a população com votação popular que ultrapassou 40 mil participações - Foto: Assessoria
A Prefeitura de Penedo concluiu a terceira edição do Projeto Turismo do Saber, que ao longo de 2025 capacitou mais de 800 alunos dos 7º anos, envolvendo 23 turmas de 10 escolas da rede pública municipal.
A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA Alagoas) e da Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC).
O encerramento marcou também o anúncio dos vencedores do concurso “Um Olhar Sobre Penedo”, etapa final do projeto que estimula os estudantes a expressarem, por meio de sua percepção, o patrimônio histórico, criativo, cultural e natural do município.
“É com muita felicidade que participo desse momento, na presença de tantos jovens da nossa rede municipal, que concluíram mais um projeto importante. O Turismo do Saber é uma inovação do nosso município, uma iniciativa única que oferece a oportunidade de todos conhecerem a história riquíssima de Penedo. Tenho certeza de que vocês saem dessa experiência mais enriquecidos culturalmente e ainda mais orgulhosos da cidade onde vivem”, afirmou o prefeito Ronaldo Lopes.
Após a seleção técnica dos 10 finalistas, os trabalhos foram disponibilizados para votação popular, que somou 40.257 participações.
Com 49,7% dos votos, a aluna Vitória Oliveira dos Santos, da EMEB Hanna Bertholet, conquistou o primeiro lugar e recebeu como prêmio um laptop. Confira abaixo:
O segundo lugar ficou com o estudante Samuel Faustino da Silva, também da EMEB Hanna Bertholet, que obteve 29,8% dos votos e foi premiado com um smartphone. Confira abaixo:
Em terceiro lugar, com 20,5% dos votos, ficou o aluno Nicolas Vital Nascimento, da EMEB Wilton Lisboa Lucena, que recebeu um tablet. Confira abaixo:
Os outros finalistas foram: Gilberto Guilherme Vieira Gomes – EMEB Cônego Teotônio Ribeiro; Roberta Lisboa de Jesus – EMEB Cônego Teotônio Ribeiro; Maria Eduarda Dantas Fernandes – EMEB Paulo VI; Antoniel Kaio dos Santos Cruz Silva – EMEB Santa Luzia; Kémily dos Santos Gomes – EMEB Douglas Apratto Tenório; Ennyson Antônio Santos França – EMEB Manoel Soares de Melo e Chrislayne Vitória Felix Ramos – EMEB Manoel Soares de Melo.
“Gostaria de agradecer a todos que participaram do projeto. O Turismo do Saber é realmente uma iniciativa única no Estado de Alagoas, que vem dando resultados porque olha para o futuro. Trabalhar o turismo hoje exige pensar no turismo de amanhã, e vocês, crianças e jovens, serão os guardiões desse futuro. Por isso esse projeto é tão importante: ele insere, de forma transversal na grade curricular, a valorização do turismo e dos nossos atrativos históricos e culturais, algo vivenciado não apenas na teoria, mas também na prática”, destacou o secretário de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão.
Realizado durante todo o segundo semestre de 2025, o Turismo do Saber promoveu atividades teóricas e práticas voltadas ao conhecimento turístico, histórico, criativo e cultural de Penedo.
A proposta busca despertar nos jovens o interesse pelo turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social, fortalecendo o sentimento de pertencimento e ampliando a compreensão sobre o potencial turístico do município.
“Quero parabenizar todos que fazem parte desse projeto tão importante, que tem o objetivo de aproximar vocês da história e da cultura da nossa cidade, fortalecendo o aprendizado e o vínculo com o lugar onde vivem”, ressaltou o secretário de Educação, Luciano Lucena.
As aulas teóricas foram ministradas pelos turismólogos da SETUREC Ana Beatriz Lima, Ulysses Xavier e Adrian Estácio. As ações incluíram city tours guiados pelos principais pontos turísticos, atividades pedagógicas e momentos de integração que permitiram aos estudantes vivenciar, na prática, o que aprenderam em sala de aula.
Os alunos também visitaram estabelecimentos como o Hotel São Francisco e o Galpão Zureta, passearam de catamarã e viram de perto as obras da Ponte Penedo/Neópolis, ampliando a compreensão sobre os elementos que compõem o desenvolvimento turístico local.
Secom – PMP




