×

Maceió

Prefeitura e Unicef lançam ?Plataforma de Centros Urbanos?em Maceió

A Prefeitura de Maceió assina nesta quinta-feira (21), o Termo de Parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para implantação da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) 2013-2016 na capital alagoana. Assinam ao Termo de Adesão à Plataforma, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o representante do Unicef no Brasil, Gery Stahl, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ubiratania Amorim. A solenidade acontece às 9h, na sala Elinaldo Barros do Centro Cultural Arte Pajuçara – localizado na Avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara.

A iniciativa do Unicef prevê ações que visam acelerar a redução das desigualdades e a melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes que vivem nas áreas mais vulneráveis.

“O principal objetivo é garantir que as políticas públicas alcancem os meninos e as meninas que têm os direitos mais violados, garantindo que a infância e a adolescência destas crianças sejam respeitadas de forma plena e universal, numa sociedade mais justa e coesa”, explicou a secretária de Assistência Social de Maceió e articuladora municipal da PCU, Juliana Vergetti.

A Plataforma dos Centros Urbanos contribui para que todas as crianças e todos os adolescentes das cidades possam crescer e se desenvolver com saúde, aprender com celeridade, ter acesso à cultura, divertir-se, praticar esportes e estarem sempre protegidos contra qualquer tipo de violência. Ou seja, busca garantir que meninos e meninas, que vivem nas comunidades populares dos centros urbanos, tenham todos seus direitos realizados de acordo com o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo Gary Stahl, o representante do UNICEF no Brasil, a iniciativa é uma grande oportunidade para que as cidades que têm recursos, capacidade e boas políticas construam lugares melhores para efetivação dos direitos de todas as crianças e todos os adolescentes. “Estou certo de que esse trabalho servirá de modelo para outros municípios no Brasil e em outras partes do mundo”, acredita.

Além de Maceió, foram convidadas para fazer parte da iniciativa no ciclo 2013-2016 Belém, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.