×

Sergipe

Prefeitura e Sebrae certificam mais 190 feirantes e ambulantes na terça-feira, 9

Dando continuidade à certificação dos feirantes e vendedores ambulantes que participaram do curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros (PAS), a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), realiza na terça-feira, 9, a entrega de mais 190 certificados de conclusão. A solenidade acontece às 9h, no auditório do Centro de Convenções de Sergipe (CIC), na Av. Tancredo Neves, 4444, Distrito Industrial de Aracaju.

A iniciativa de qualificar os profissionais que atuam neste ramo é resultado de uma ação conjunta entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Vigilância Sanitária, graças à mobilização do Sebrae/SE, que convidou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para ser a instituição responsável pelo conteúdo ministrado. “Ganha a comunidade e todos os alunos que puderam se qualificar gratuitamente”, afirma a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

A cerimônia desta terça-feira marca o término de 13 turmas do curso do PAS, alusivas aos meses de novembro e dezembro. Juntos aos 490 cidadãos que já receberam o certificado no dia 24 de novembro, Aracaju encerra o ano com 680 feirantes e vendedores ambulantes capacitados. Ao finalizar o curso, os alunos estão aptos a comercializar no espaço público conforme as normas da RDC 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Serviço de qualidade

Com carga horária de 15 horas, as aulas de higiene e manipulação de alimentos foram divididas em oito horas de teoria, realizadas nas dependências do Mercado do Conjunto Augusto Franco, e sete horas práticas, diretamente nos pontos de venda dos comerciantes. Como parte integrante da capacitação, os participantes ainda receberam orientações das equipes da Fundat e do Sebrae/SE acerca da formalização como microempreendedor individual (MEI).

Aqueles que finalizaram o curso têm prioridade nos sorteios que definem quais feirantes poderão participar das licitações para ocupação das feiras livres e mercados, bem como quais vendedores ambulantes trabalharão nas festas que constam no calendário municipal. Assim, do mesmo modo que os trabalhadores adquirem novas técnicas e práticas, os aracajuanos se beneficiam ao consumir alimentos oriundos de ambientes salubres e higienizados.