×

Maceió

Prefeitura e PRT discutem projetos para a área do Lixão

Secretários do município se reuniram nesta sexta-feira (19) com a procuradora do Trabalho Rosimeire Lobo para discutir o andamento dos projetos sociais que devem ser implantados na região do Lixão de Cruz das Almas. Os projetos atendem a um acordo judicial firmado entre a Prefeitura e a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT).

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) se comprometeu a construir no local um Centro de Educação Infantil, que funcionará como creche e escola de ensino fundamental. Segundo o secretário de Governo do município, Pedro Alves, a Semed está fechando um convênio com a Comarhp para a cessão de um terreno na região pelo prazo de 20 anos.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) na Vila Emater. “Existe uma equipe multidisciplinar trabalhando no local. São profissionais como agentes comunitários de saúde que atendem a população”, revela o secretário Francisco Lins.

Outra secretaria que cumpriu as determinações da PRT foi a de Assistência Social. Segundo o secretário Francisco Araujo, a Semas inaugurou na região uma unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

O Peti Bela Vista foi entregue à comunidade no final do ano passado. Além disso, a Semas também está implantando um disque-denúncia, para atender as chamadas denunciando a exploração do trabalho infantil. “A partir desse telefone vamos montar um banco de dados e fazer as estatísticas das ocorrências”, explica Araújo. A procuradora Rosimeire Lobo se mostrou interessada nesses dados, para subsidiar o trabalho da PRT em Maceió.

A Guarda Municipal também garantiu à procuradora que mantém homens na região do Lixão, para evitar o acesso de crianças. Segundo a Guarda, há 16 homens trabalhando no local.