×

Maceió

Prefeitura discute projeto “Maceió Mais Segura”

Reunião do grupo de trabalho com a presença do prefeito

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc) realizou, nesta quarta-feira (9), mais uma reunião para elaboração do plano “Maceió Mais Segura”, que vai definir uma série de ações de combate à violência na capital alagoana.

O encontro foi realizado na sede da Prefeitura, em Jaraguá, e reuniu os conselheiros do grupo de trabalho responsável pela elaboração do plano, além do promotor de Justiça Flávio Gomes. O Ministério Público vem ajudando o Município na produção do plano, especialmente no que se refere à questão dos usuários de drogas.

Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, a ideia da Prefeitura é que o plano “Maceió Mais Segura” seja amplo, e não apenas focado na questão das drogas.

“O plano não é do prefeito. É um plano de Estado, de governo, para que seja mantido em longo prazo”, disse o secretário.

O prefeito Cícero Almeida destacou na reunião que, para o sucesso do combate à violência em Alagoas, “é preciso separar o que é de responsabilidade do Estado e o que é do Município”. Ele cita como exemplo as ações desenvolvidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) na capital.

O prefeito também adiantou que a Prefeitura planeja transformar a sede da Guarda Civil Municipal, localizada bairro do no Trapiche, em um novo centro do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Já o promotor Flávio Gomes sugeriu a ampliação dos trabalhos dos Caps, para desafogar os atendimentos de dependentes químicos no Hospital Portugal Ramalho.