×

Maceió

Prefeitura discute habilitação de Maceió no Sistema Nacional de habitação

Com o objetivo de gerar ações integradas entre os órgãos municipais para a habilitação de Maceió no Sistema Nacional de Abastecimento (SNA), a Secretaria de Governo de Maceió promoveu uma reunião, no Gabinete do Prefeito, para discutir as atribuições de cada pasta no projeto.

Além do secretário de Governo, Pedro Alves, participaram o secretário de Abastecimento, Arnóbio Cavalcanti, o secretário adjunto de Abastecimento, Chico Lopes, além de representantes da Coordenação de Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal, das superintendências de Limpeza Urbana e de Controle do Convívio Urbano e da Secretaria de Municipal de Direitos Humanos.

A pauta do encontro tratou da adequação dos mercados públicos e feiras livres de Maceió à lista de exigências do Sistema Nacional de Abastecimento. Entre os temas discutidos foram lembrados aspectos fundamentais para a revitalização dos espaços como a inclusão digital, a padronização de boxes e uniformes, a higienização, entre outros. Com a adequação, a capital alagoana ficará apta ao recebimento de verbas federais voltadas para a manutenção dos mercados.

Neste primeiro momento, foram definidos os mercados do Jacintinho, Benedito Bentes e Jaraguá, além da Feirinha do Tabuleiro, como projetos piloto. A ideia é executar uma revitalização espelhada em ações de sucesso, como as realizadas nos mercados das cidades de São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Aracaju (SE).

Dentro dessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab) sinalizou a celebração de parcerias com entidades como o Sindicato da Indústria e da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Sebrae e Banco do Brasil, fundamentais para dar suporte técnico e logístico ao projeto.

“Com essa habilitação, Maceió proporcionará aos permissionários e clientes dos mercados e feiras um ambiente com estrutura adequada, o que aumentará a visibilidade do setor. Além da competitividade pelo menor preço, esses espaços também serão conhecidos pela higiene, conforto e pela qualidade dos produtos, resgatando, desta forma, clientes das classes A, B e C, que hoje só frequentam os supermercados da cidade”, analisou Arnóbio Cavalcanti.

No encontro, foi apresentado, ainda, um Termo de Compromisso que terá o prefeito Cícero Almeida como signatário, contendo um levantamento com as possíveis ações pertinentes a cada órgão. Uma próxima reunião foi marcada para as 14 horas da segunda-feira (16), no Gabinete do Prefeito, em que, após a análise do documento por parte dos representantes de cada órgão, serão definidas as ações que serão executadas por cada pasta no projeto.