A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou, nessa terça-feira (19), no Ginásio do Sesi, o sorteio para distribuição dos boxes do Shopping Popular. Todos os mais de 400 ganhadores foram cadastrados e já deixaram suas documentações para arquivamento.
A estrutura do shopping conta com dois andares, um total de 425 boxes – destinados aos camelôs – para comercialização de diversos produtos, além de mais quatro salas, onde funcionarão uma farmácia popular, uma casa lotérica, uma agência dos correios e caixas eletrônicos. O piso é de granilite e o telhado revestido por uma telha especial, termoacústica, que proporciona a entrada de mais luz solar ao ambiente e maior economia de energia elétrica.
O local vai abrigar os camelôs que estão instalados na Rua 2 de Dezembro, próximo à Praça dos Palmares, no Centro. A Prefeitura de Maceió já realizou, em conjunto com a Associação dos Camelôs de Maceió, o cadastramento dos comerciantes para a apropriação dos boxes.
Primeiro foi feito o sorteio para as 30 vagas que haviam sobrado, pois o número de camelôs que iria se transferir para o shopping inicialmente era inferior ao total de vagas. Depois de concluída essa etapa, ocorreu a segunda fase, com o sorteio que definiu em que box cada camelô será instalado. Finalizando todo o processo, foi feito o cadastramento de todos os comerciantes que atuarão no novo espaço.
“Estou realizando um sonho aqui. Sempre desejei que isso acontecesse, agora posso dizer que sou comerciante e estou muito feliz”, contou o camelô José da Silva, enquanto esperava seu cadastro.
De acordo com as arquitetas Gardênia Nascimento e Mabel Lopes, a área de trás está reservada para os medidores e trânsito de serviço, como abastecimento de gás e de energia e retirada de lixo. “Planejamos um local confortável e arejado”, ressaltou Gardênia.
“Tudo ocorreu de melhor forma possível. Nós atingimos nossas expectativas e conseguimos cumprir com tudo que foi planejado”, explicou o secretario-adjunto da Semtabes, Geraldo Câmara.
Com a construção do shopping popular, a Prefeitura de Maceió oferece aos camelôs, a oportunidade de se tornarem pequenos comerciantes, saindo, assim, do mundo da informalidade.
