Um imóvel em ruínas, situado em local privilegiado da cidade de Viçosa, deverá ser transformado em unidade de ensino. O prédio do antigo Hospital Nossa Senhora da Conceição estava servindo como local para consumo de drogas e foi arrematado pela prefeitura de Viçosa durante leilão. O imóvel estava à venda desde 2002 e foi avaliado em até R$ 300 mil, de acordo com a assessoria da prefeitura de Viçosa.
Segundo o prefeito Flaubert Filho, a ideia inicial é conseguir recursos para restaurar o prédio e transformá-lo em uma instituição de ensino técnico ou superior. A princípio, o prédio será adaptado para abrigar a Guarda Municipal. Durante décadas, o antigo hospital foi alvo de atos de vandalismo e depredação do patrimônio, com janelas, telhas e tijolos roubados.
“Eu quero que Jesus abençoe o prefeito e que dê tudo certo nesse projeto, pois ele vai fazer essa rua mais feliz. Nós vivíamos com medo porque aqui era um ponto de consumo de drogas e agora tudo vai mudar”, disse Maria Santina da Conceição, que há trinta anos mora na rua do antigo hospital.
Localizado em uma área privilegiada de aproximadamente 2.200 m², o prédio construído em 1902 oferece uma visão panorâmica da cidade. “Daqui a mais alguns meses, essa imagem de abandono vai mudar. Vamos fazer uma transformação em tudo isso. A grande luta de quem faz a Viçosa, de quem gosta da Viçosa é trazer uma universidade, um curso técnico, que é a nossa grande indústria”, ressaltou Flaubert Filho.
Para comemorar a aquisição do imóvel, o prefeito e os secretários municipais fizeram a inauguração simbólica do prédio, com fogos de artifício e até buzinaço.