A prefeitura de Piaçabuçu, município localizado no extremo litoral sul de Alagoas, realizou no último final um grande mutirão para expedir gratuitamente documentos de identidade para todos os cidadãos piaçabuçuenses. A ação foi idealizada pela secretaria de assistência social e executada no Internato Joaquim Aristóteles no horário das 8 às 18 horas.
De acordo com a secretária de assistência social, Joana Darc, foram contabilizados 374 atendimentos, sendo expedidas 175 primeira via de registro geral, 61 segunda via da identidade e para aqueles que não dispunham de fotografias no momento da expedição, a prefeitura ainda proporcionou o serviço inteiramente gratuito para as pessoas, totalizando 138 fotos para atender a população de baixa renda.
“Devemos lembrar que a ação só foi possível através da parceria estabelecida entre a prefeitura de Piaçabuçu e o Instituto de Identificação de Maceió, que adotou a nossa proposta de realizar o mutirão, objetivando atender a população mais carente da cidade que diariamente visita a secretaria pedindo para que possamos ajudar na retirada de documentos”, declarou Joana Darc.
Para o prefeito Dalmo Santana Júnior (PSB), o projeto deve ser repetido em outras oportunidades, quando outros documentos devem ser inseridos no cardápio de serviços oferecidos pelo mutirão. “Já realizamos ações semelhantes em nossa administração, mas sabemos que esse trabalho deve ser contínuo e atender todo o município, como fizemos nesta etapa, incluindo os povoados Retiro, Marituba, Penedinho”, relatou o prefeito.
A próxima etapa que ainda não tem data definida deve ser realizada no bairro Paciência, o mais populoso do município e, além da comunidade local também atenderá os moradores dos povoados Potengy, Bonito e Pontal do Peba.