Respeito e valorização do funcionalismo público. Dessa forma o prefeito Dalmo Santana Júnior (PSB) tem conduzido a sua administração em Piaçabuçu, município distante 135 km da capital alagoana. Foi justamente dentro desse espírito de valorização que a prefeitura resolveu oferecer diariamente um café da manhã para os trabalhadores da limpeza pública, que antes de “pegar no batente”, fazem uma nutritiva refeição para encarar a jornada diária de trabalho com mais disposição.
O café da manhã é oferecido na sede da secretaria de infraestrutura e urbanismo a partir das 6 horas, se estendendo até a 7h, quando os funcionários são distribuídos por suas respectivas áreas de trabalho. “Esse café da manhã nos ajuda a enfrentar a longa jornada de trabalho. Estou muito feliz, pois sou funcionário há anos e só agora sinto que estamos sendo realmente reconhecidos”, declarou Dinho que trabalha como gari.
De acordo com o prefeito Dalmo Santana o cardápio é balanceado e com os valores nutricionais orientados pelos profissionais da saúde. Na mesa os funcionários se servem com pão, queijo, presunto, manteiga, arroz doce, mungunzá, café, chá e sucos de frutas diversas, o que possibilita uma alimentação saudável para todos. “Oferecer esse café da manhã aos nossos funcionários tem sido refletido na produção do trabalho e elevação da auto-estima de todos”, declarou o prefeito.
Para dona Márcia que serve todas as manhãs o café aos servidores públicos, a ação é extremamente válida e sentida de perto por ela, que termina tendo um contato maior com os profissionais da limpeza pública. “Eles estão por todas as partes do município, são trabalhadores humildes que dentro de suas atribuições fazem de tudo para apresentar sempre um cenário de limpeza, tanto aos munícipes quanto aos turistas que visitam a cidade”, afirmou a cozinheira.
O prefeito lembrou que a ação executada pela prefeitura reconhece que os funcionários carecem de melhor acompanhamento nutricional, uma vez que labutam de forma braçal a maior parte do tempo, sendo necessária a reposição das vitaminas e carboidratos essenciais ao bom funcionamento dos órgãos que consequentemente geram o bem-estar e uma vida mais saudável.
Segundo o secretário de infraestrutura e urbanismo, Eduardo Martins, os trabalhadores podem até passar despercebidos, mas lembra o que seria da organização pública se não existissem os profissionais da limpeza. “Em Piaçabuçu, eles trabalham em ritmo frenético para deixar a cidade organizada e livre da grande quantidade de lixo produzida diariamente por nossa população”, frisou o secretário.
A missão dos trabalhadores da limpeza é essencial, principalmente nas áreas que recebem um fluxo diário de turistas que procuram o municio para conhecer a Foz do Rio São Francisco, um dos destinos turísticos mais procurados em Alagoas. “Não importa se o tempo está bom ou ruim, eles estão por todos por todos os lados, recolhendo, arrumando, zelando e deixando tudo em ordem”, finalizou Dalmo Júnior.