Secretário Municipal de Meio Ambiente, Milton Muniz e membros da Defesa Civil
O Prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Santana Júnior decretou, situação de emergência no município, por causa da baixa vazão no Rio São Francisco e a crise hídrica que vem prejudicando a população. A portaria foi encaminhada a Defesa Civil do Estado.
Segundo a publicação, o decreto considera que a vazão normal média liberada pelas barragens de Sobradinho e Três Marias (BA) é de 1.300 m³/s, sendo que desde 2013, a vazão vem sendo reduzida por conta da seca que atinge o Nordeste em período que foi reduzida para 1.100 m³/s e decaindo até o presente momento, chegando à 700 m³/s, conforme decisão da ANA – Agência Nacional das Águas.
Além da decorrência dos seguintes danos, com a adentrada da cunha salina que submerge ao rio, promovendo mudanças na sua qualidade para consumo, deixando de ser um recurso que possa ser utilizado diretamente, tanto pelas pessoas como pelos animais; Setores como agricultura, prejudicada pela menor disponibilidade de água para irrigação, a navegação e a pesca têm sofrido prejuízos devido a queda do nível; Bem como os serviços nas instalações públicas de saúde, e ensino, prejudicadas, e economia local;
O prefeito do município de Piaçabuçu, também tomou por base o parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que tem a frente o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Milton Muniz, que relata a situação, sendo favorável à declaração de emergência.
A salinização das águas do nosso Rio São Francisco é um retrato claro de o nosso Velho Chico está cada vez mais vulnerável. O nosso Rio não tem mais a força que tinha antes, quando duelava com o mar, invadindo-o com sua água doce. Nosso Rio vai fraquejando aos poucos. Uma situação dramática provocada pelas secas e pelo represamento de suas águas pelas usinas hidroelétricas, que controlam a sua vazão e não deixam o rio correr como antigamente, afirmou o Prefeito.
