
Vereador Sargento Marival (PMDB) autor do requerimento
A Prefeitura Municipal de Penedo atendeu aos requerimentos feitos pelo vereador Marival Oliveira (Sargento Marival – PMDB) e, resolveu mudar o local da feira do peixe na cidade, deslocando as bancas dos peixeiros que comercializam os animais aquáticos e frutos do mar durante a sexta e o sábado na parte baixa da cidade, para um local mais estruturado e com melhores condições de higiene.
Para o vereador Sargento Marival a iniciativa atende a um antigo anseio dos feirantes que reclamavam de forma constante das condições que enfrentavam no local anteriormente ocupado por eles. “Fiz diversos requerimentos ao chefe do executivo municipal, explicando a situação vivida pelos peixeiros que não dispunham de um local condizente com as exigências da vigilância sanitária do município e, felizmente, fomos atendidos, tendo a certeza de que a iniciativa será boa para os comerciantes e também para a população que encontrará o produto num local que atende as condições de higiene”, disse Marival.
A feira do peixe em Penedo acontecerá dentro de um galpão, onde as bancas serão alinhadas de forma a proporcionar um fluxo mais cômodo para os consumidores. O local também dispõe de banheiros para atender as necessidades fisiológicas tanto dos comerciantes quanto dos consumidores. O espaço que será lavado regularmente para não incomodar a vizinhança com o odor do pescado, está localizado na Rua Francisco Freire, próximo aonde era comercializado o pescado, não oferecendo a mudança, nenhum prejuízo aos peixeiros.
O vereador adiantou que em seus requerimentos havia também a explicação de que o local onde era comercializado o pescado em Penedo, estava distanciado dos demais setores da feira livre e a adequação dos peixeiros ao novo local, serviria para uma maior integração entre todos os comerciantes. “Estando mais próximos a outros setores da feira livre, acredita-se que haverá um maior fomento da economia com o aquecimento da venda dos pescados”, afirmou o vereador Sargento Marival.
O acordo estabelecido entre os órgãos responsáveis da Prefeitura Municipal e os comerciantes, estabelece que a manutenção da limpeza será responsabilidade do poder público, no entanto, cada espaço destinado aos comerciantes, deve ser zelado por cada concessionário que estará usando de forma coletiva e necessita da participação de todos para manter-se limpo e higienizado durante todos os dias e, não somente naqueles que acontecem a feira.