A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) promoveu mais um excelente trabalho para as pessoas que mais necessitam de ações do poder público em Penedo.
Seguindo à risca a determinação do Prefeito Ronaldo Lopes de priorizar as camadas de baixa renda, um mutirão foi organizado para evitar o bloqueio do Benefício de Prestação Continuada, com atendimento para todas as demandas relacionadas ao BPC.
“Nós conseguimos promover mais de oitocentos atendimentos durante os três dias do mutirão em nossa sede e nos CRAS, e tudo isso é mais uma ação do Programa Viver Melhor”, afirma a Secretária Ana Teresa Lopes.
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Além do empenho das equipes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo, o mutirão teve a participação do INSS, o que viabilizou solução para dezenas de famílias.
“Nós conseguimos identificar o total de 56 beneficiários que estavam com seu benefício bloqueado. Com a devida inscrição dessas pessoas no Cadastro Único, conseguimos o desbloqueio dos benefícios e elas voltaram a receber o seu direito”, explica a assistente social Leidy Ane Oliveira.
A inscrição no CadÚnico é uma obrigatoriedade do governo federal para requerimento e manutenção do BPC, benefício assistencial no valor de um salário mínimo mensal destinado para Pessoas com Deficiência (PcD) de qualquer idade e pessoas idosas com mais de 65 anos que não contribuíram com a Previdência Social.
“Foi gratificante demais conseguir ver a alegria e a emoção de muitas famílias que tiveram seu benefício de volta, pois é a única renda para se manter e ter garantida sua dignidade”, acrescenta Leidy Ane sobre o trabalho que continua sendo feito no dia a dia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Penedo.
Confira abaixo o resultado do mutirão realizado nos dias 12, 13 e 14 pela SEMASDH
Atendimento assistente social: 115
Atualização e inscrição do cadastro único: 365
Consultas INSS: 68
BPC bloqueado: 56
Emissão Carteirinha Beneficiário BPC/INSS: 7
Emissão Carteira da Pessoa Idosa: 1
Cumprimento de exigência/INSS: 2
Agendamento de avaliação social: 8
Emissão de senha Gov (parceria com o INSS): 16
Orientação saúde: 1
Orientação auxílio inclusão BPC: 1
Orientações requerimento BPC: 11
Viabilização de agendamento RG: 3
Requerimento BPC/LOAS: 3
Benefício eventual cesta básica: 8
Auxílio financeiro: 1
Consulta Receita Federal: 1
Encaminhamento Defensoria Pública: 1
Encaminhamento CRAS: 1
Secom – PMP