O desabamento de parte do telhado do Lar de Nazaré, instituição de assistência social situada em Penedo, ocorrido na manhã deste domingo, 22 de julho, trouxe ao conhecimento da população ribeirinha uma série de problemas que são enfrentados diariamente por aqueles que conduzem o internato, atualmente ocupado por 27 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Em entrevista concedida ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) a diretora da instituição, a senhora Solange Raposo, declarou que o Lar de Nazaré se mantem graças a ajuda do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penedo e das prefeituras de Coruripe, Porto Real do Colégio e Junqueiro. “Essas são nossas ajudas, não temos de forma alguma outros meios. Peço que quem quiser fazer uma auditoria fique a vontade, é mais do que uma obrigação”, acrescentou.
A Câmara de Vereadores de Penedo aprovou em abril de 2012 um projeto de lei que tornava a instituição, criada há 58 anos pelo Monsenhor Aldo de Melo Brandão, um órgão de “Utilidade Pública”. Com isso, a Prefeitura de Penedo teria se comprometido a repassar mensalmente um valor para o Lar de Nazaré, promessa essa que segundo Solange Raposo não tem sido cumprida.
“Infelizmente o dinheiro ainda não chegou ao Lar de Nazaré. Procurei a Defensora Pública Andréa Tonin e informei que tinha enviado um projeto pedindo em planilha que se resolvesse essa questão do repasse do dinheiro. Ela procurou a prefeitura e disseram que seria repassado um valor até dezembro, mas ainda não recebemos” completou a diretora da instituição.
Ainda segundo Solange, o telhado precisava ser submetido a reparos, mas a falta de recursos não permitiu que o serviço fosse realizado. “Na semana passada eu procurei o Secretário de Governo da Prefeitura de Penedo, José Machado, e ele pediu que eu procurasse a Secretaria de Finanças. Fui três vezes lá e um funcionário me disse que o outro rapaz que resolvia isso não estava. Ele ainda disse assim: ‘esse povo pensa que a Prefeitura tem dinheiro’, e eu respondi a ele que não estava pedindo dinheiro da Prefeitura, mas sim um repasse que vinha dos vereadores para o Lar de Nazaré”, explicou.
O Monsenhor Aldo de Melo Brandão esteve visitando a instituição e aproveitou a oportunidade para também falar aos ouvintes do Programa Lance Livre, líder em audiência na região do baixo São Francisco. “Infelizmente aconteceu o que a gente não esperava e ao mesmo tempo esperava porque precisava fazer um conserto no telhado, mas não foi feito porque o dinheiro não chegou. Estamos agora apelando para que as pessoas que quiserem e puderem nos ajudar, ajudem, pois não estarão ajudando a mim, mas sim essas crianças que constituem o futuro de Penedo”, declarou o religioso.
Relembre o caso
As meninas que vivem no Lar de Nazaré tiveram um grande susto por volta das 6 horas da manhã deste domingo, 22 de julho. Parte do teto do dormitório do internato caiu, deixando algumas das garotas feridas.
As meninas foram socorridas e encaminhadas à Unidade de Emergência Antônio de Jesus, em Penedo. Após receberem atendimento médico, as vítimas do acidente receberam alta, com exceção de uma adolescente que precisou ser encaminhada à Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
A garota estava sem conseguir movimentar as pernas, mas ainda na tarde deste domingo, 22, conseguiu recuperar os movimentos. A adolescente, assim como as outras meninas que vivem no Lar de Nazaré, passam bem e já se encontram na instituição que precisa urgentemente ser submetida a reparos para evitar novos acidentes.