Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove uma ampla programação voltada para a campanha Setembro Amarelo, movimento nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Com o tema da saúde mental como prioridade, as atividades alusivas estarão em diferentes pontos da cidade, incluindo palestras de psicólocos nas escolas que irão abordar, de forma acessível, a importância do diálogo, do acolhimento e da busca por ajuda.
Nas unidades de saúde da atenção básica, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde de Penedo também realizarão palestras e atividades voltadas ao cuidado emocional, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a rede de apoio à população.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) terá papel de destaque na programação, promovendo rodas de conversa com psicólogos, espaço de escuta e compartilhamento de experiências, onde os usuários irão participar de Oficinas e Murais do Inconsciente, que integram ações que difundem a memória e o legado da psicóloga alagoana Nise da Silveira em alusão ao Setembro Amarelo, reforçando, através da arte, a importância da valorização da vida.
“Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. O Setembro Amarelo é um convite para quebrarmos tabus, falarmos sobre nossos sentimentos e lembrarmos que pedir ajuda é um ato de coragem. Nossa missão é garantir que cada penedense saiba que não está sozinho, que existe uma rede pronta para acolher e apoiar em todos os momentos”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Com essa programação diversificada, a Prefeitura de Penedo reafirma o compromisso de cuidar da saúde mental da população, fortalecendo o enfrentamento ao estigma e promovendo a construção de uma sociedade mais acolhedora e consciente.
Quem precisar de ajuda, procure um posto de saúde ou pode entrar em contato com Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas, com voluntários capacitados para oferecer uma escuta qualificada, apoio emocional e sigilo absoluto.
Se preferir, acesse o site www.cvv.org.br para um atendimento online.
Secom – PMP
