
A prefeitura de Penedo divulgou nesta quarta-feira, 06, a programação comemorativa ao aniversário do município ribeirinho que completa na próxima terça-feira, 12, 375 anos de fundação oficial do povoado que foi elevado à condição de cidade somente em 18 de abril de 1842.
A relação de eventos distribuída com atraso para a imprensa começou na noite da última segunda-feira, 04, com a celebração de missa em Ação de Graças pelo primeiro ano da gestão do prefeito Israel Saldanha (DEM). Ontem (terça, 05), houve o lançamento do projeto “Educando Através do Esporte” e a inauguração do Pavilhão do Artesanato, novo endereço dos comerciantes que trabalhavam na conhecida Feira do Barro, desativada em função do projeto de requalificação e urbanização da orla ribeirinha.
Amanhã (quinta-feira, 07), a programação informa a realização do 1º Seminário do Trabalho Rural do Baixo São Francisco, evento que acontece no auditório da Faculdade Raimundo Marinho, e não Theatro Sete de Setembro, conforme constava na divulgação inicial do evento organizado e promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas.
Já no próximo sábado, 09, um fabricante de bebidas realiza na avenida Beira Rio a segunda edição da Festa 51 com as bandas Magnatas do Forró e Pinguim, evento que tem apoio da prefeitura, conforme a propaganda que circula na cidade.
Festival de Cultura
No dia em que Penedo foi oficialmente reconhecida como povoado, terça-feira próxima, haverá hasteamento de bandeiras no Paço Municipal, em frente à sede da prefeitura, com apresentação da banda da Sociedade Musical Penedense a partir das 8h00. No período da noite, começa o Festival de Cultura de Penedo, com a Companhia Penedense de Teatro retomando suas apresentações, um esquete sobre Penedo, encenação seguida da apresentação do Coral Vozes de Penedo e da Orquestra da Polícia Militar.
Quarta-feira, 13, a prefeitura realiza a partir das 8h30 no Sindspem a 3ª edição do Viva Vida Penedo, projeto que visa reduzir a mortalidade infantil. A partir das 10h00, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente é indicada como local para uma oficina de fotografia. Entre 9h00 e 15h00, o Theatro Sete de Setembro abre as portas para o projeto Viva o Circo para alunos do PET e do Pró-Jovem. Logo mais à noite, a primeira casa de espetáculos de Alagoas recebe o “Casamento de Maria Feia”, peça de grupo também não informado na programação.
Inaugurações
Na quinta-feira, 14, haverá a inauguração das ruas Aníbal Costa e Beco do Cravo, sem que os serviços realizados nas vias públicas constem na programação. A partir das 14h00, haverá oficina de pintura na Biblioteca Municipal Sabino Romariz, instalada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, local do lançamento do projeto “Histórias para Contar e Encantar”, anunciado para as 15h00. Nesse mesmo dia, o maracatu será ensinado na Praça 12 de Abril em três oficinas (10h00, 14h00 e 19h00), inclusive nos dois dias seguintes.
A programação segue para zona rural na sexta-feira, 15, com a inauguração da quadra de esportes no povoado Tabuleiro dos Negros a partir das 16h00. A mesma comunidade recebe o Pró-Jovem Itinerante e o lançamento do Projeto Saúde Rural do Tabuleiro dos Negros. De volta à cidade, a Praça 12 de Abril será palco para shows das bandas Itapoã e Arroxados. No sábado, o maracatu toma conta da mesma praça até a chegada da Marujada, folclore típico de Alagoas que se apresenta a partir das 20h00.
Fuzibossa e Axerife
Depois da apresentação da Marujada, a Marinha do Brasil desembarca na praça com sua banda, a Fuzibossa, formada por fuzileiros cariocas. Os militares saem de cena para o show da banda Axerife, uma das sensações do mais recente festejo do Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, atração que retorna à cidade. Ainda na Praça 12 de Abril, já no domingo, 17, é local de uma gincana cultural estudantil a partir das 8h00.
No período noturno, às 18h00, está previsto um encontro de coros (grupos vocais) na Igreja de Nossa Senhora da Corrente. Os Danados do Forró e a banda Arerê do Brasil fazem show na praça depois do encontro dos coros.
Projeto “Encontro com Cultura Popular do Penedo”
Na data dos 169 anos de elevação à condição de cidade (segunda, 18), Penedo encerra o Festival de Cultura com o lançamento do projeto “Encontro com Cultura Popular do Penedo” às 11h00 na Praça 12 de Abril. Antes disso, haverá a aula inaugural de cursos promovidos pelo Senac na cidade. No começo da tarde, será feito o encerramento do curso de cabeleireiro no CREAS.
Quarta e quinta (20 e 21) são datas divulgadas para a distribuição das “Cestas Santas” na zona rural e urbana do município. Na semana seguinte, dia 27, moradores do povoado Palmeira Alta ganham a inauguração da quadra de esportes, reforma e ampliação do posto de saúde, Bolsa Família Itinerante e o lançamento do projeto Saúde Rural.
Entrega da “jóia da Coroa”
No dia 28, a prefeitura anuncia a entrega da Escola Municipal Manoel Soares, a “jóia da Coroa”, como o prefeito Israel Saldanha definiu o investimento em educação durante entrevista à Rádio Penedo FM. A Rua São Luís também conta na programação que será fechada na sexta-feira, 29, com a reinauguração do Mercado Público Municipal, onde haverá a exposição fotográfica “Conheça e Viva Penedo”.