×

Penedo

Prefeitura de Penedo desativa “Expresso da Saúde”

Implantado em 03 de maio de 1999 pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo, o Expresso da Saúde, seguia todo final de semana para os povoados do município com uma equipe médica que atendia às comunidades mais distantes e aplicava de forma precisa as políticas públicas de saúde. Na gestão do então secretário de saúde, médico Raimundo Rosário Souza, atualmente ocupando uma cadeira na Câmara Legislativa de Penedo, o Expresso da Saúde funcionava a todo vapor com o direcionamento de um atendimento médico de qualidade, onde o paciente era acompanhando de forma que pudesse sanar suas enfermidades com a oferta do serviço na própria comunidade que não precisava deslocar-se dos povoados.

A primeira equipe médica contava com a participação dos médicos Isabel Medeiros e Ubiracy Alves Dantas, além do odontólogo Robson Lessa que mais tarde se tornou Secretário de Saúde do Município. Para Robson a prestação dos serviços no Expresso da Saúde era feita de forma que atendia a todos os pacientes fazendo com que eles se sentissem mais seguros. “Após o atendimento os pacientes levavam suas receitas para a farmácia que funcionava no próprio ônibus, garantindo um atendimento completo para a população” disse Robson Lessa.

Atualmente o ônibus em que funcionava o Expresso da Saúde encontra-se abandonado no pátio da secretaria. Para a extinção dos serviços prestados pela unidade móvel de atendimento, não há uma justificativa plausível, nem mesmo houve um comunicado oficial do poder público informando o porquê da suspensão dos serviços.

No início do governo Március Beltrão, quem assumiu a Secretaria de Saúde do Município, foi o empresário Nilson Ernesto, que durante todo o período que passou a frente da saúde pública de Penedo manteve funcionando os serviços do Expresso, promovendo um aumento no quadro dos profissionais, com a inclusão de enfermeiros e auxiliares. “A manutenção dos serviços médicos do Expresso da Saúde foi algo que encontramos em funcionamento e fizemos questão de manter, pois, era algo que funcionava e promovia de forma mais ampla a aproximação da comunidade com o profissional médico que ia ao encontro da população”, afirmou Nilson.

Com a ida aos povoados o município somava cerca de 350 atendimentos por mês, entre ambulatoriais e odontológicos, além de garantir a entrega do remédio receitado durante a visita do Expresso da Saúde a comunidade. Desde o início da atual gestão, o serviço foi sendo desativado aos poucos, mas, a comunidade não levou muito tempo para perceber e logo sentir o efeito negativo da falta do serviço.

De acordo com dados oficiais do portal do Fundo Nacional de Saúde, o município de Penedo recebeu até o momento a quantia de R$ 11.329.074,22 (Onze milhões, trezentos e vinte e nove mil, setenta e quatro reais e vinte e dois centavos).