A Comissão de Negociação Salarial da Prefeitura de Maceió vai apresentar amanhã (terça-feira) no fim da tarde uma nova proposta para o reajuste dos servidores. Reunida esta manhã na Secretaria de Finanças com os representantes dos servidores, a comissão retirou a proposta de 3.06% e se comprometeu em avançar na discussão para encontrar um denominador comum, segundo disse o Secretário de Comunicação, Marcelo Firmino, um dos interlocutores do município.
Segundo o Secretário, a nova proposta será definida com bases nos estudos que estão sendo realizados pelos técnicos da Prefeitura e pelas lideranças sindicais, que representam os servidores. Ainda esta tarde uma subcomissão continuará conversa com os sindicalistas, buscando o consenso na negociação. “O importante é manter o diálogo para que as partes possam se ajustar, dentro das possibilidades reais dos cofres do município, por que essa é a recomendação do prefeito Cícero Almeida”, disse Firmino.
O secretário lamentou o fato da radicalização de determinados grupos de servidores, que hoje invadiram as dependências da Secretaria de Finanças, provocando um clima de tensão entre os servidores que estavam trabalhando no local. Ele disse ainda que o fundamental é que as lideranças contenham as manifestações dos grupos mais agitados, até como forma de proteger o patrimônio público. Marcelodestacou que a mobilização dos servidores é legítima, mas entende que ela deve ser realizada dentro de critérios de responsabilidade de cada um dos envolvidos.
Hoje, pela manhã, os servidores ocuparam vários andares do prédio da Secretaria Municipal de Finanças, além de bloquearem a Avenida Barão de Penedo, no Centro de Maceió. A manifestação envolveu os sindicatos dos Guardas Municipais, da Educação, dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindspref).
Os funcionários continuam greve por tempo indeterminado.