×

Maceió

Prefeitura de Maceió segue com construção de unidades habitacionais

Empreendimento está em fase final de desenvolvimento

Reduzir o déficit habitacional é uma das prioridades da gestão do prefeito Rui Palmeira. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), segue com a construção de residenciais.

No do Rio Novo, o conjunto de mesmo nome contemplará 900 famílias nos Condomínios Vale do Tocantins, Vale do Amazonas e Vale do São Francisco, com 300 unidades cada. O empreendimento está em fase final de desenvolvimento, com sistemas de saneamento, drenagem, tratamento da água e coleta de esgoto já finalizados.

As obras estão em fases de revisão e limpeza das casas, assim como instalações elétricas e hidráulicas. Com previsão de entrega para o final do primeiro semestre, as ruas do conjunto são todas projetadas e o residencial fica próximo a uma estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), auxiliando na mobilidade urbana, facilitando, assim, o deslocamento da população com transporte ágil e tarifas acessíveis.

Também serão entregues duas quadras esportivas, creche, escola, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), coreto e Unidade Básica de Saúde.

No Conjunto Cidade Sorriso I, o Residencial Jorge Quintella terá 816 unidades populares. As obras estão se aproximando da fase de acabamento e finalização. Com previsão de entrega para o início do segundo semestre deste ano, o empreendimento, orçado em R$ 49,8 milhões, contempla, ainda, a construção de espaço de lazer com uma quadra esportiva e um Cras.

O Residencial Morada do Planalto, no Benedito Bentes, conta com 1.200 unidades habitacionais e está com 70% da obra concluída. Com entrega prevista para dezembro de 2016, o conjunto está com distribuição de energia, pavimentação e revestimento em andamento, além de um reservatório de água com 200m³ e todo a infraestrutura já concluída. As famílias beneficiadas contarão com uma vasta área de preservação, duas quadras poliesportivas, duas escolas, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS), nove playgrounds e um Cras.

De acordo com o titular da SMHPS, Mac Lira, com a construção dos residenciais finalizados, segue o trâmite burocrático para a entrega das casas. “É preciso viabilizar o habite-se, documento fundamental para o sorteio e entrega dos residenciais. Ele é formalizado pela vistoria e autorização de diversos órgãos, como a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros, a SMCCU e a Sempma”, explicou. “A Prefeitura busca agilizar todo esse processo para que a população não sofra com as questões burocráticas. Estamos aguardando apenas esses documentos para realizar o sorteio e a entrega das casas do Parque dos Caetés. É preciso que a comunidade compreenda que dependemos dos trâmites legais e de repasses do Governo Federal, o que pode levar a tais atrasos. Mas todas as providências e celeridades já estão sendo tomadas para que a entrega desse residencial seja feita o quanto antes”, destaca.