A festa de Réveillon é geralmente marcada pela reunião de familiares e amigos para celebrar a entrada do novo ano. Na capital alagoana é tradição visitar a orla e apreciar a queima de fogos organizada pela Prefeitura de Maceió.
No entanto, algumas pessoas não descartam o resíduo gerado no local, prejudicando o ecossistema e a beleza da cidade. Nesta ocasião ou em uma festa em casa, a população deve acondicionar de forma correta garrafas PET e de vidro, itens de plástico, latinhas de metal e embalagens em geral.
A Prefeitura de Maceió orienta que os resíduos secos, recicláveis (confira no final do texto), pode ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponibilizados pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), nas principais praças e avenidas da capital. Caso sua residência seja uma das 50 mil atendidas pela coleta seletiva, basta separá-los e aguardar os cooperados passarem em sua porta.
Já os resíduos úmidos – todo tipo de material que não possui mais utilização, como: restos de comida, bitucas de cigarro, papéis sujos, fraldas descartáveis e alguns tipos de copos descartáveis – devem ser despejados em sacolas e disponibilizados para a coleta domiciliar, que trabalhará normalmente fazendo o recolhimento durante o fim de ano, somente no dia e horário que ela atende sua região (confira dias e horários no final do texto).
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, alerta para os cuidados, não somente nesta data, com o meio ambiente. “Sabemos que muitos resíduos consumidos nas festas de ano novo acabam indo parar em nossas praias, rios e espaços públicos, causando transtornos para quem reside nestas áreas e para o poder público. Então, pedimos que as pessoas compartilhem conosco a responsabilidade de preservação, de cuidados com a cidade, e descartem seu lixo de forma correta”, orienta.
Kedna dá mais dicas para maceioenses e visitantes que vão acompanhar a queima de fogos. “Principalmente para quem vai curtir a queima de fogos na faixa de areia, é de extrema importância evitar o descarte no mar, pois essa atitude prejudica a vida marinha e pode ferir pessoas que irão frequentar a praia nos dias seguintes”, revela.
A Alurb preparou uma operação especial de limpeza na orla, que será executada dia 1º de janeiro, a partir das 4h da manhã, após a queima de fogos, e contará com a atuação de mais de 350 garis, além de máquinas, caçambas, compactadores e caminhões pipa.
Confira o que pode ser descartado nos PEVs
Papel: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos;, fotocópias, folhetos, impressos em geral, Tetra Pak.
Metal: latas de alumínio, latas de aço (óleo, sardinha, molho de tomate), ferragens, canos, esquadrias, arame.
Vidro: potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho, frascos de vidro.
Plástico: tampas, potes de alimentos, PET, garrafas de água mineral, recipientes de limpeza, PVC, sacos plásticos, brinquedos, baldes.