×

Maceió

Prefeitura de Maceió oferece 10% de reajuste aos servidores e greve acaba

Os servidores do município terão um reajuste salarial de 10% este ano, sendo 5% a serem pagos agora em abril (retroativo a janeiro) e outros 5% em julho. O reajuste vai levar em consideração o salário-base recebido pelo servidor em dezembro de 2009.

Segundo o secretário de Administração do município, Sérgio Vilella, o aumento contempla todo o funcionalismo público – desde efetivos até comissionados. “Só não entram os secretários e procurador-geral”, explica ele.

O acordo foi selado ontem entre a comissão de negociação salarial da Prefeitura e o comando de greve da categoria, que buscava um reajuste de até 20%.

Após diversas rodadas de negociações, o percentual oferecido pela Prefeitura de Maceió representa 50% do que os servidores vinham pleiteando – um índice considerado satisfatório para repor as perdas salariais dos últimos meses.Desde o início de janeiro que a comissão de negociação salarial vem conversando com os representantes dos servidores. A proposta inicial da Prefeitura era oferecer um reajuste de 3% ao funcionalismo municipal.

Durante uma dessas reuniões, o secretário de Planejamento de Maceió, Marzio Delmoni, fez uma apresentação com dados financeiros do município, para explicar aos sindicatos a razão do reajuste de 3%. Segundo ele, a Receita Corrente Líquida (RCL) do município tem crescido, em média, entre 3% e 4%.

Também foi considerado pelo secretário os compromissos já firmados para este ano, como a realização de concurso público para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o que vai acarretar em mais despesas para a folha de pessoal. O concurso será para a contratação de 199 professores e demais profissionais da área administrativa.

Porém, diante da negativa dos servidores em aceitar o reajuste, e para a greve não comprometer o funcionamento das secretarias do município, a comissão de negociação salarial optou por oferecer o reajuste de 10%.