A Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (8), o Programa Aposentado Feliz, num encontro que reuniu os secretários Marcilene Costa (Finanças), Marzio Delmoni (Planejamento), Pedro Alves (Secretaria Executiva de Governo) e Sergio Villela (Semarhp), além dos dirigentes de órgãos, Carlos Lima (Comarhp) e Marcos Albuquerque (Iprev).
O objetivo do Programa Aposentado Feliz é dar mais celeridade processual na tramitação das aposentadorias voluntárias, por idade e por tempo de contribuição, ou compulsórias. Além disso, irá promover a preparação do servidor para a aposentadoria. Na Prefeitura de Maceió, estão previstas 464 aposentadorias até 2012, e foi em função dessa grande demanda que o programa foi lançado.
Nele, o servidor pode relatar sobre suas experiências de vida e de suas expectativas em relação à aposentadoria; descobrir ou aperfeiçoar suas potencialidades; como também participar de encontros que envolverão temas como motivação, flexibilidade, autonomia, autoestima, afetividade, criatividade e felicidade. Os encontros serão quinzenais, com uma abordagem em aspectos biopsicossociais da aposentadoria, alimentação para o envelhecimento saudável e expressão corporal.
O secretário de Administração, Sergio Villela, explicou que este programa é fruto de algumas análises já verificadas em sua gestão, e que pode observar com mais detalhes quando assumiu o Iprev, atualmente administrado por Marcos Albuquerque. “A equipe técnica de recursos humanos e eu observamos a questão da celeridade processual, que era um pouco lenta. Com a implantação deste programa, iremos cuidar das pastas funcionais e oferecer uma nova perspectiva para o servidor. Mas para isso, precisamos do apoio de todas as Secretarias, apostando que, em trinta dias toda tramitação para a aposentadoria será concretizada”, afirma Villela.
Ele ainda disse que será feito um mutirão para dinamizar os serviços, e que é necessário total apoio do setor de Recursos Humanos de cada Secretaria para o sucesso do programa.
Marcos Albuquerque, diretor-presidente do Instituto de Previdência dos servidores Públicos do Município de Maceió, frisou a importância do entrosamento entre o Iprev e a Semarhp, além do envolvimento das outras Secretarias, para dar celeridade aos processos. ” Nossa intenção é atingir a meta de trinta dias para análise processual, mas precisamos do apoio de todos para chegar a este objetivo”, finaliza.
A diretora de Recursos Humanos da Semarhp, Glória Martins, apresentou o programa aos servidores das outras Secretarias e mostrou a necessidade de divulgação nos órgãos para aqueles que irão se aposentar a partir deste ano. “Meu objetivo é propiciar encontros que mostrem ao servidor a importância dele para sua Secretaria”, finaliza. O evento também teve a participação da psicóloga Maria Verônica, da Uncisal, que mostrou o sucesso do projeto aplicado para os servidores da Universidade.
