O maior programa de proteção e contenção de encostas da história de Maceió chegou a mais uma barreira da capital alagoana. Desta vez, a contemplada fica na Avenida Afrânio Lages, na altura da Leste-Oeste, que fica conectada ao condomínio Bela Vista, no bairro Jacintinho. Com ela, já somam 29 taludes que recebem e receberam obras da Prefeitura de Maceió, sendo 24 já finalizadas e outras cinco em execução.
A encosta no condomínio Bela Vista, no Jacintinho, é a terceira a receber obras na Leste-Oeste. Outras duas receberam proteção com geocomposto.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que está executando os serviços, a encosta no condomínio Bela Vista tem grau 4 na escala de risco apontada pela Defesa Civil de Maceió, ou seja, estava no grau mais elevado, na iminência de desabamento.
Segundo a engenheira fiscal da obra, Alícia Carolina Lourenço, devido a isso, o talude está recebendo tecnologia definitiva. “O método aplicado é o solo grampeado verde em uma área de dois mil metros quadrados. Ao final dos serviços, ela estará completamente protegida e segura de forma permanente”, explica a engenheira.
De acordo com a Seminfra, a obra está orçada em R$ 8.563.899, com recursos do município de Maceió.
“Vale ressaltar que essa obra não só trará uma proteção permanente para as famílias que moram no condomínio existente na localidade, como também promoverá uma segurança definitiva a pedestres e motoristas que passam pela Leste-Oeste, que é uma avenida bastante movimentada e estava em risco diante da possibilidade de um desabamento da área”, pontua Alicia Lourenço.
Somente em um ano, desde 2023, a Prefeitura de Maceió já executou serviços em 24 encostas, tendo concluídas nesse período 19 obras. Atualmente, estão sendo executados trabalhos de contenção em cinco locais: além da Leste-Oeste, na Chã de Bebedouro; na grota da Alegria, no Benedito Bentes; na grota da Macaxeira, no Jacintinho; e no João Sampaio, no bairro Petrópolis.
No Jacintinho, outra encosta está sendo contemplada com obra definitiva. Ela fica na grota da Macaxeira e está avaliada em R$ 1.985.531. A tecnologia que está sendo aplicada no local é a de solo grampeado, cortina atirantada e sistema de drenagem.
Fonte: Seminfra