A praia é um dos espaços de lazer mais frequentados pelo maceioense, por essa razão, a Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Semel), Executiva do Gabinete do Prefeito (SEGP), Meio Ambiente (Sempma), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e Articulação Social, esteve reunida nesta quarta-feira (09), no Pontal da Barra, para firmar a parceria com a Braskem e o Instituto Salve as Águas.
A parceria tríplice, envolvendo prefeitura, iniciativa privada e organização não governamental, tem o objetivo de promover uma série de ações no Pontal da Barra, por meio do projeto Praia Viva, para promover a limpeza e entretenimento na região.
Segundo Regivan Rodrigues, da Articulação Social da Prefeitura de Maceió, no dia 26 de outubro será realizada a primeira ação do Praia Viva. “Faremos um mutirão de limpeza na da Praia do Sobral até o Pontal. Desta forma, pretendemos contagiar mais pessoas a cuidarem da praia e manter a orla mais limpa”, reforçou.
Já a secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo, sinalizou que o Projeto foi facilmente abraçado pela comunidade. “A ação foi provocada pela comunidade e isso tem um valor inestimável para a Prefeitura”.
A secretária destacou também que o projeto é integrado e as secretarias envolvidas já estão planejando as ações de continuidade. “A integração entre as secretarias é uma política e também uma determinação do prefeito Rui Palmeira”.
Por se tratar de uma ação integrada, a Secretaria de Esporte e Lazer apontou que o Praia Viva receberá incentivo para atividades durante todo o Verão. “A praia é um espaço de lazer e o verão se aproxima. Já temos agendados um campeonato de surf, uma escola de salva-vidas e ações na lagoa”, antecipou o secretário Pedro Vilela.
Kleiber Santana, presidente do Instituto Salve as Águas, idealizador do projeto Praia Viva, afirma que a iniciativa tem caráter educativo, pois o trecho que vai da Praia do Sobral (na altura das Lojas Americanas) até a orla da Lagoa Mundaú no bairro Pontal de Barra tem despertado interesse dos turistas e maceioenses e precisa ser preservado.
“Parcerias entre as iniciativas públicas e privadas promovem ações de grande impacto”, disse Milton Pradines, diretor de Relações Institucionais da Braskem.
O primeiro mutirão do Praia Limpa acontecerá no dia 26 de outubro, a partir das 9h da manhã.
