×

Maceió

Prefeitura de Maceió fecha acordo salarial com servidores do município

Foi entregue, na sede da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) de Maceió, a ata com concordância formal de todos os sindicatos que subscreveram a pauta de reivindicações, encerrando a negociação salarial deste ano. O encontro aconteceu na sede da Semarhp e contou com a presença de representantes do município e do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana (Sindspref).

Após assembleia com representantes do Sindguarda, do Sindacs, do Sindcomarhp e do Sindspref, ficou estabelecido em acordo que o reajuste dos servidores – já aplicado sobre os salários de janeiro e pago em folha suplementar, na semana passada – é de 5,91%, relativo à inflação acumulada no ano assado, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como previsto na Lei Municipal nº 5.898/2010 e no Decreto 7.226/2011. Segundo dispõe esta lei, os reajustes serão concedidos a cada ano, observando, como garantia mínima de reposição salarial, o índice percentual acumulado de inflação adotado oficialmente no país.

Exceto os profissionais médicos, todos os demais servidores de Maceió foram beneficiados. Em reunião com o secretário de Administração, Sérgio Villela, o presidente do Sindspref ressaltou o empenho e trabalho da Prefeitura de Maceió na acomodação dos interesses da categoria. “Os secretários se dispuseram a negociar e discutir as reivindicações, demonstrando o interesse pela valorização do servidor municipal, que foi sempre uma tônica nesta gestão”, falou .

Sérgio Villela enalteceu ainda o trabalho em grupo dos secretários Pedro Alves (Gabinete), Marcilene Costa (Finanças), Thomaz Beltrão (Educação), Adeilson Loureiro (Saúde) e Márzio Delmoni (Planejamento), ressaltando que na gestão do prefeito Cícero Almeida, a relação da Prefeitura de Maceió sempre foi cordial e amigável com os sindicatos e seus servidores, inclusive com a concessão de reajustes em patamares superiores aos índices de inflação oficial. “Sempre foram pontos fortes desta gestão o entendimento e a composição com os anseios coletivos manifestados pelos servidores municipais”, finalizou.

Além do reajuste salarial, foram propostas mudanças em diversas legislações municipais, para adequar as distorções existentes ao novo cenário financeiro, e no quadro de pessoal, a exemplo das mudanças e aumentos em gratificações sobre produtividade de diversos grupos de servidores municipais.