A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) apresentou, aos feirantes da região do Mercado da Produção e Feira do Passarinho, a quinta etapa do Projeto de Requalificação do Centro de Maceió.
O encontro aconteceu no Sindicato dos Enfermeiros e contou com a presença de líderes das associações dos ambulantes, feirantes e camelôs das áreas contempladas pelo projeto.
A quinta etapa do projeto, focado na região do Mercado e seu entorno, consiste na requalificação da via que liga a Avenida da Paz, prosseguindo ao longo da linha férrea até as proximidades da Lagoa Mundaú (via Lagoa Mar). Serão trabalhados dois eixos: infraestrutura e socioeconomia.
Outra ação será a relocação dos comerciantes da Feira do Passarinho, viabilizada através do projeto do segundo Shopping Popular, localizado no antigo prédio da Ceasa. O espaço será todo reformado e adaptado nos mesmos moldes do Shopping Popular que será construído no Clube Português.
De acordo com a diretora de Gestão Social da Sempla, Iraci Alencar, esta etapa da requalificação está atrelada à realização de uma pesquisa social. “A pesquisa socioeconômica será feita em toda a área do centro de Maceió e pretende indicar os subsídios que irão constituir um diagnóstico local, apontando as necessidades reais em áreas como saneamento, segurança, saúde, moradia, entre várias outras”, explicou.
Contratada pela Prefeitura de Maceió para a realização da pesquisa social, a Empresa de Pesquisas Técnicas (Exatta) coletará informações por meio de formulários destinados a cada segmento específico da população do bairro, a exemplo de residentes, feirantes, comerciantes e moradores de rua.
A realização da pesquisa social e o acolhimento dos anseios da sociedade em relação à quinta etapa do Projeto Centro reforçam o conceito de gestão democrática, baseada na participação popular nas definições de projetos e ações por parte da administração pública.
Além da quinta etapa requalificação, existe outro projeto também executado na região do Mercado e Feira do Passarinho: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Segundo Gardênia Nascimento, diretora de Planejamento Urbano da Sempla, as duas propostas dependem uma da outra, porém possuem contrapartidas opostas.
“O VLT é uma ação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Já a requalificação é uma iniciativa do município em conjunto com a Caixa e o Ministério das Cidades”, esclareceu a arquiteta.
